Sessenta artistas em palco
"Broadway" recorda musicais famosos no Teatro-Cine

Alguns dos mais famosos musicais de todos os tempos foram revividos no palco do Teatro-Cine. O espectáculo "Broadway" encerrou a temporada da sala. "O Lago dos Cisnes" e "O Quebra-Nozes" são algumas das novidades para depois de Setembro.

Carla Loureiro
NC / Urbi et Orbi


Luzes, cor, silhuetas esbeltas, vozes sintonizadas, música e muito, muito movimento. O Teatro-Cine da Covilhã foi palco, na quarta-feira, 30 de Julho, do espectáculo "Broadway", onde 60 artistas deram corpo e voz a alguns dos mais famosos musicais de todos os tempos. A Orquestra e Bailarinos do Teatro Musical de Brno, da República Checa, proporcionou às cerca de 500 pessoas presentes um serão agradável, onde a memória recuou atrás no tempo. "West Side Story", "Jesus Christ Superstar", "Os Miseráveis", "O Fantasma da Ópera", "My Fair Lady", "Chicago", "Hello Dolly", "Evita" , "Cabaret" e "Cats", entre outros, sairam das telas de cinema, passaram pela Broadway e vieram até ao Interior de Portugal, à Covilhã. Uma verdadeira noite de glamour, movimento e evocação dos tempos áureos dos musicais. "Broadway" prometia apresentar-se como uma produção magistral, música, iluminação e vestuários únicos. As expectativas não foram goradas. Antes pelo contrário.
O musical, em digressão desde 2000 pelas principais capitais europeias, despediu-se dos palcos na Covilhã. Estava, também assim, encerrada a programação do Teatro-Cine da cidade. E com "chave de ouro", refere a vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, Maria do Rosário Pinto da Rocha. "Foi um espectáculo fabuloso e quero ter a sala assim mais vezes", diz a vereadora.
O espaço, encerrado para férias, reabre em Setembro. Segundo Maria do Rosário Pinto da Rocha, está já agendado para a reentré um concerto da Orquestra do Norte, bem como um espectáculo de folclore russo a cargo de uma companhia da Bielorússia. Para Novembro, continua a vereadora, é vontade da autarquia trazer ao Teatro-Cine uma das obras-primas de Tchaikovsky, "O Lago dos Cisnes". As novidades e grandes produções não terminam aqui. No Natal, a sala de espectáculos da cidade pode ser "visitada" pelo "Quebra Nozes".





Mais de 12 mil pessoas passaram pelo recinto



Desde o dia 15 de Março, altura em que a Câmara Municipal reabriu o espaço, até ao encerramento da programação da temporada já passaram pelo Teatro-Cine da Covilhã 12 mil e 21 pessoas, o que dá uma média de cerca de duas mil e 500 por mês. O número é avançado ao NC por Horácio Carvalho, director da sala, que o considera "o reflexo de uma boa adesão". "São números agradáveis, depois de todas as expectativas criadas e que nos dão perspectivas muito boas para continuar o trabalho reiniciado em Março", acrescenta este responsável.