ADE está de regreso ao Distrital depois de uma passagem pouco feliz pela III Divisão
Associação de Futebol de Castelo Branco
Dança de contratações no distrital

As transferências de jogadores acontecem um pouco por toda a parte. Os clubes do distrito já preparam a nova época. Os treinos começam, um pouco por todo o lado, este mês, e a competição em Setembro.


João Alves
NC / Urbi et Orbi


Já começou a dança de jogadores e treinadores nos distritais da Associação de Futebol de Castelo Branco. Os clubes, um pouco por toda a parte, já constituem os seus plantéis, para arrancarem os treinos jé em Agosto, uma vez que a competição tem o seu início agendado (caso não haja adiamentos) para Setembro.
Na primeira divisão distrital, após passagens pela terceira divisão, a Associação Desportiva da Estação (ADE) e Vitória de Sernache estão de regresso. No Sernache, Joaquim será o treinador e indefinição do plantel é marcante. Na ADE sai António Real e entra Humberto Pinto. A "espinha dorsal" da equipa transfere-se para outros clubes. Nuno Rogeiro, Vaz Alves, Sérgio, Hélder Correia, Hélder Cruz, Brígida, Carlitos, Cláudio, Rui Reis, Cordeiro e João Real são saídas confirmadas. Os primeiros para clubes distritais, os dois últimos para o Sporting da Covilhã, que está na Segunda Liga. Dos mais utilizados sabe-se que Caronho fica, tal como Caniço, Ferraz e que a aposta deverá passar por promover os jovens vindos dos juniores, como Mário Pina ou Ricardo Morais.
De regresso ao convívio dos grandes estão as duas equipas do concelho de Belmonte, a União Desportiva Cariense e União Desportiva de Belmonte. A equipa de Caria, através do seu treinador Paulo Serra, já fez saber que vai lutar pelos primeiros lugares. Mantendo a base da época passada, em que ganhou a segunda distrital, a equipa cariense apenas viu sair Carapito e Pedro Dias, este último, para o Manteigas, que será treinado por Tó Real. Quanto a contratações, são já quatro. Pedro Daniel (ex-Teixosense), Toni, Pedro Minguens e Patrick Matos (todos ex-Carvalhense) e Nuno Antunes (ex-Belmonte) são os reforços assegurados. No Belmonte, Vítor Palmeirão continua no comando técnico, tal como o presidente do clube, Carlos Silva, que ponderava a saída. A base do plantel mantém-se quase na totalidade e os reforços serão poucos. O objectivo é o de efectuar um campeonato tranquilo. Ingressam no clube o central Rui Gonçalves, que foi formado na equipa belmontense e que há alguns anos jogava no Penamacorense, em princípio Vaz Alves (ex-ADE), uma avançado que também começou nas camadas jovens do Belmonte e João Bruno, central vindo do Carvalhense.
A Associação Desportiva de Penamacor (ADEP), depois da boa ponta final de campeonato efectuada na época passada, aposta na continuidade do técnico Mário Pereira. Os centrais Óscar (ex-Teixosense) e Hélder Correia (ex-ADE), o médio Nuno Rogeiro (ex-ADE) e Paulinho (ex-Benfica e Castelo Branco) são os reforços. No Teixosense também há saídas. Logo a do técnico, Fernando Gaspar, que foi substituído por Caniço (ex-Estrela do Zêzere da Boidobra), e de alguns jogadores. No entanto, estão assegurados 17 atletas, com entrada de novos jogadores como Joel (ex-Boidobra), Nuno (ex-Carvalhense), Paulinho (ex-Vales do Rio) e Ricardo Sousa (ex-Fundão).
Ainda no que toca à primeira divisão, o Estreito, segundo classificado da época passada, continua a ter como treinador António Belo, e a maioria do plantel. Os reforços são já seis, a saber Valadas (ex-Idanhense), Óscar (ex-Oleiros), Renato, Paulinho e Hugo Dias, todos ex-Proença-a-Nova, e Rato (ex-Benfica e Castelo Branco). No Cabeçudo a maioria do plantel fica e há uma boa contratação, para já: Miguel, ex-Sernache. No Fundão, regressa um homem formado na casa para treinar a equipa e jogar também. Trata-se de Joca, que estava no Benfica e Castelo Branco. Os reforços são, para além deste, Paulinho (ex-Atalaia), Nuno e Bruno (ex-Vales do Rio) e Nobre (ex-Sporting da Covilhã).

Unhais aposta

De regresso à Terceira Divisão nacional está o Idanhense. Sob o comando de Joaquim Peres, a equipa raiana vai de novo enfrentar uma época difícil e já se está a preparar para isso. Para já, reforços, são sete. O guarda-redes Hélder Cruz (ex-ADE), que já tinha jogado no Idanhense aquando da última passagem da equipa pelo terceiro escalão nacional, e Hideraldo (ex-Alcains), que durante épocas a fio foi sempre o melhor marcador dos canarinhos. Um atleta que Joaquim Peres conhece bem. Para além destes, também chegam ao clube Gil (ex-Lousense), Telmo (ex-Benfica e Castelo Branco), Hélio (ex-Alcains), Élio (ex-Benfica e Castelo Branco) e Betinho (ex-Benfica e Castelo Branco).
Na segunda distrital, apesar de vários candidatos, há um, que pela qualidade dos reforços, salta logo à vista: o Unhais da Serra. De regresso ao futebol distrital, após uma interrupção de vários anos, o clube do concelho da Covilhã, apoiado pelo Sporting da Covilhã, sendo filial, e pelo empresário António Lopes, conseguiu um rol de jogadores de peso que militavam na primeira distrital e até na Terceira Divisão. Do ADE chegam Brígida, Carlitos e Cláudio, Geraldes e Hélder Morais saem do Teixosense e reforçam a equipa, e do Fundão vem Mateus. Outros candidatos à subida serão, sem dúvida, o Escalos de Cima e o Desportivo de Castelo Branco, que tem em Andriaça o novo técnico, ele que jogou na equipa na época passada. Rui Ferreira (ex-Escalos de Baixo), Barra (ex-Escalos de Cima) e Hugo Duarte (Lousense) são os reforços.