240 trabalhadores da Carveste vão-se juntar aos 300 da Nova em acções de formação no âmbito do Programa FACE
Programa de formação
FACE chega a 240 trabalhadores da Carveste

À semelhança da Nova Penteação, na Covilhã, também na Carveste o FACE vai ser accionado. A partir de Agosto, e durante os próximos quatro meses, 240 trabalhadores da empresa de Caria vão ter accções de formação.


NC / Urbi et Orbi


A partir deste mês e durante os próximos quatro, 240 trabalhadores da Carveste vão entrar em acções de formação no âmbito do programa FACE. A empresa de Caria encontra-se em processo de recuperação e espera agora pela emissão da declaração de inexistência de divídas à Segurança Social para que possa ter a funcionar este programa, à semelhança do que já acontece com 300 trabalhadores da Nova Penteação, na Covilhã.
Recorde-se que o processo de recuperação da Carveste foi aprovado em inícios de Junho em Assembleia de Credores. Ao abrigo deste plano de formação, o Governo assegura o pagamento dos salários. A implementação do FACE vem no seguimento do processo de gestão controlada, proposto pelo administrador judicial, Vitor Simões.
A formação tem a particularidade de se desenvolver nas instalações da empresa. "Trata-se de um programa para melhorar os indíces de produtividade e de aperfeiçoamento dos conhecimentos", recorda Vítor Simões, em declarações ao Diário XXI.
A proposta do administrador judicial, recorde-se, prevê, o reembolso das dívidas da Carveste - que chegam aos 22 milhões de euros - no prazo de 15 anos e ainda o perdão de alguns credores. Metade dos créditos são do Banco Comercial Português e da Caixa Geral de Depósitos.