Fundão
Autarca pede ajuda para fazer "renascer as cinzas"

O Fundão perdeu uma área florestal avaliada em 17 mil e 500 euros, nos últimos dias. Os incêndios levaram tudo e segundo o autarca, Manuel Frexes, a autarquia não tem dinheiro para fazer renascer o concelho das cinzas .

NC / Urbi et Orbi


Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão, pede ao Poder Central uma linha de apoio para fazer face às despesas que a autarquia teve no combate aos incêndios que se propagaram no concelho. Devido à situaçao económica da autarquia, em que o orçamento da Câmara é demasiado reduzido, o edil diz que não ter condições económicas para dar resposta ao sucedido.
A juntar ao desastre ambiental, às perdas de animais e culturas, a autarquia também ficou com algumas das estradas destruídas devido às altas temperaturas e à passagem de máquinas de combate a incêndios. Manuel Frexes garante que é necessário pedir este apoio ao Governo face à real situação de catástrofe.
Também os autarcas de Castelo Branco e Proença-a-Nova, seguem os passos do edil do Fundão. Castelo Branco perdeu milhares de hectares de floresta e Joaquim Morão, presidente da autarquia tem esperança que o Governo possa apoiar os mais prejudicados.
Diamantino André, presidente de Proença-a-Nova refere que o concelho precisa de ajuda para se ver livre dos criminosos e voltar a ser aquilo que era.
Em todo o distrito perderam-se bens (ver página 2), situação que levou a que na reunião de Câmara estraordinária se pedisse ao Governo, uma linha de apoio aos proprietários que ficaram sem os seus valores.