Laranja Mecânica




de
Stanley Kubrick


 


"One thing I could never stand is to see a filthy, dirty, old drunky…"
"… the old surprise visit, that was a real kick, and good for laughs and lashing of the old ultra-violence.
"
(Alex)


"Laranja Mecânica" (A Clockwork Orange) é uma escolha que pode levantar dúvidas e levar a questões da mais diversa índole. Proibido em vários países, devido à suposta apologia da brutalidade que veiculava (Burgess, o autor do livro que deu origem ao argumento, defendia que: "mais vale optar pela violência do que não optar por nada"), o filme tornou-se polémico por descrever um futuro, não muito longínquo, onde os procedimentos violentos se exercem desde as mais altas esferas do Governo sobre os cidadãos.
A acção acompanha o percurso expiatório de Alex, que vai da imaginativa prática do mal (com todas as suas nuances, e liderando um gang) à prisão. Depois de encarcerado, e já conhecido como 655321, Alex transforma-se numa espécie de angelical alter-ego e deixa-se submeter a um tratamento (o Processo Ludovico), que o limpa de todos os seus instintos agressivos (mesmo os de auto-defesa), em troca da redução da pena.
Segue-se uma segunda fase em que Alex paga, com o corpo, todo o mal que fizera (a vingança das suas vítimas segue-se, em desfile) e a sua recuperação institucional ao mais alto nível, após uma reviravolta política. "Crime, castigo e recompensa" parece ser o espírito norteador desta metáfora sarcástica e iconoclasta, mas terrivelmente verdadeira, sobre a ironia inerente à relatividade e transitoriedade dos factos e às prerrogativas do poder.
Revisto nos nossos dias, Laranja Mecânica revela-se como uma obra premonitória, impregnada, passados trinta anos (o filme é de 1970), do culto niilista e radical da violência e da destruição que hoje vem ao de cima, e demasiado frequentemente, durante as manifestações anti-globalização, só para dar um exemplo.

"A right brutal bastard he has been, and will be again. In spite all his sucking up to the prision chapelain and reading the Bible." (guarda prisional)






[ver site oficial]