NC / Urbi et Orbi


Fazer com que ninguém fique horas e anos a fio à espera de uma operação é um dos objectivos do Centro Hospitalar

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) vai recrutar médicos a Espanha. A unidade sofre de algumas carências nos serviços, sobretudo nas áreas de Cardiologia, Oftalmologia, Neurologia e Urologia. Reduzir todas as listas de espera nestas consultas e evitar que o doente tenha que esperar um mês para ser atendido é, então, o objectivo.
A lista de espera nos ramos da Cardiologia e Oftalmologia é seriamente alarmante, pois o doente poder ter que esperar até mais de um ano para ser visto pelo médico. Já em Neurologia e Urologia, entre três a quatro meses é normalmente o tempo que se demora para se ser examinado.
Embora o número de médicos em permanentes funções tenha tido um acréscimo duplicado nos últimos três anos, a administração da unidade hospitalar confessa que quer apostar em Espanha. Visto não haver disponibilidade de médicos portugueses, administradores do CHCB e do Hospital Amato Lusitano (HAL) em Castelo Branco, resolvem que exportar profissionais de Espanha poderia ser uma boa solução.

Madrid é a nova aposta

Depois da colocação de alguns anúncios sem efeito em Salamanca, Madrid é agora o alvo. Se o resultado for o mesmo, João Gomes, director clínico do CHCB, que engloba os hospitais da Covilhã e do Fundão, salienta que Itália vai ser o recurso.
Ainda na semana passada, responsáveis do CHCB e do HAL, fizeram uma viagem até ao país vizinho para oficializar as contratações de alguns dos cerca de mil e 200 médicos que actualmente estão desempregados na Comunidade Autónoma de Madrid.
Sete é o número de médicos espanhóis que trabalham no CHCB e que, segundo João Gomes, adaptaram-se bem à língua e em que os resultados técnicos são excelentes. O director revela ainda que no próximo dia 18 de Setembro, vai ser feita uma apresentação dos hospitais na capital espanhola para todos aqueles que estiverem interessados.