Obras de remodelação
Lares da Misericórdia a funcionarem até final do ano

NC / Urbi et Orbi


A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã está prestes a ver concluídas as obras de remodelação dos antigos edifícios do Hospital distrital, local onde vão ser instalados dois lares de idosos.
A partir do final do próximo mês, altura em que todos os trabalhos vão ficar finalizados, e até ao final do corrente ano, os dois novos lares terão todo o equipamento necessário.
Depois de culminados os cursos de formação, com duração de nove meses nas áreas de geriatria e serviços gerais num total de três turmas frequentadas por 42 pessoas dos 25 aos 35 anos, será, então, altura para a inauguração. A data deste evento está marcada para o primeiro trimestre de 2004.
As infra-estruturas, com capacidade para 104 utentes, esperam ter um total de 70 quartos em que metade são duplos e os restantes individuais, mas todos com casa-de-banho privativa. Os dois lares contam ainda com aquecimento central, video vigilância e espaços amplos, arejados e com luz natural.
Como é habitual, cada uma das infra-estruturas vai dispor de salas de jantar, zonas de convívio e salas de leitura.
Embora os lares sejam dois corpos independentes, os idosos podem usufruir do mesmo tipo de serviço instalados no piso zero, local onde a cozinha, a lavandaria, o ginásio, o salão de beleza, os armazéns, uma capela, os gabinetes médicos e de enfermagem, como os gabinetes de atendimento pessoal e um espaço para actividades sócio-culturais, vão funcionar. Porém, um dos lares vai ficar sujeito às normas de Segurança Social e o outro às normas da Santa Casa, como se fosse um serviço privado.
A instalação de uma clínica moderna nas instalações do antigo Hospital distrital da Covilhã, junto aos edifícios onde em breve estarão concluídos os dois lares, é um projecto que, apesar de ter sido feito, ainda fica na agenda.