Balanço provisório
Unhais, Teixoso e Idanha: os últimos atingidos pelos fogos

As chamas parecem agora dar tréguas aos bombeiros mas, na semana passada, ainda houve populações a viverem em sobressalto no distrito.

NC / Urbi et Orbi


Unhais da Serra, no concelho da Covilhã, e a vila de Idanha-a-Nova, foram duas das localidades que na passada semana estiveram ameaçadas pelas chamas. No rescaldo dos fogos florestais, foram estas as últimas "vítimas" numa altura em que as temperaturas baixavam na região.
Mas na quinta-feira, 14, a verdade é que quando o Governo e Protecção Civil se preparavam para fazer um balanço da época de incêndios (estava agendada uma conferência de imprensa), deflagaram no distrito, nada mais que dez fogos, e em simultâneo. Os mesmos afectaram os concelhos da Idanha, Covilhã e Castelo Branco. Na vespera, já Unhais da Serra, e em especial a zona das Termas,tinha sido ameaçado pelas chamas. Houve casas que estiveram mesmo em risco.
Na Idanha, também várias localidades estiveram ameaçadas, em especial a prórpria vila. Este fogo levou para o local 140 bombeiros, apoiados por 37 veículos, dois aerotanques ligeiros, dois helibombardeiros pesados e um ligeiro. Meios que, no entanto, não agradaram ao autarca local, Álvaro Rocha, que lamentou a chegada tardia dos aviões e disse, em declarações à RCB, que "o que fizeram foi quase nada".
No mesmo dia, também a Vila do Carvalho e Teixoso estiveram em sobressalto. Na vila teixosense, uma casa e um automóvel arderam.

Mais mortes e mais alegados incêndiários detidos

Ao todo, já serão 63 os alegados incêndiários detidos pela Polícia Judiciária (PJ) este ano. O último foi "agarrado" em Castelo Branco, um homem, 50 anos, residente em Salvaterra do Extremo, concelho da Idanha, suspeito de ter ateado fogos florestais na zona.
Quanto a mortes, são já 18. As últimas foram a de um homem em Castelo de Vide e uma senhora em Gonçalo, distrito da Guarda, que após ferimentos provocados num fogo de há duas semanas atrás, não resistiu.





Campo de férias ajuda vitimas de incêndios



Os vinte e cinco jovens que participaram num campo de férias, promovido pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (C. M. C. D.), com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, angariaram cerca de 100 euros, que depositaram na conta aberta de apoio às vítimas dos incêndios florestais, fruto da venda de pulseiras e fios, que eles mesmos fizeram para recolher fundos junto da população.
O campo de férias, que decorreu entre os dias 4 e 14 de Agosto, teve como objectivo ocupar os tempos livres dos jovens, à semelhança do que irá acontecer com um outro, que vai ter lugar em Penha Garcia, entre os dias 1 e 12 de Setembro, com excepção do fim-de-semana.