António Fidalgo

Meia hora de notícias


Os noticiários do horário nobre nos canais televisivos são demasiado longos. Superando uma hora, e indo mesmo até às duas horas de duração, tornaram-se em programas de info-entretenimento, ou seja, de informação como entretenimento. O que é notícia não são os factos que influenciam a vida pública, política, social e económica, e que a todos afectam, mas sim eventos sem qualquer relevância para a vida colectiva. É notícia o que for uma curiosidade, isto é, tudo aquilo que pode de alguma forma atrair facilmente a atenção dos telespectadores. Estes transformam-se em mirones de desgraças pessoais e familiares, de escândalos sociais, de romances de estrelas do mundo do espectáculo e do desporto.
Há países em que o noticiário, à hora do jantar, do principal canal público de televisão dura em regra entre 15 e 20 minutos. Pode parecer pouco tempo em comparação com os portugueses, mas se expurgássemos dos nossos as pseudo-notícias, todos os fait-divers que os enxameiam e deixássemos apenas as notícias de efectivo interesse público, então chegaríamos com certeza também ao mesmo número de 15 a 20 minutos. É por isso que se apela à contenção para uma meia hora. Seria um passo de gigante na melhoria da televisão portuguesa.
Poder-se-á argumentar que as televisões não fazem mais do que obedecer ao gosto dos seus públicos e que se em Portugal isso acontece é porque assim o exigem os próprios telespectadores portugueses. Por outro lado ainda, nada nem ninguém impede um canal de, no seu noticiário, noticiar apenas o que é notícia. Com certeza. Mas este argumento, por mais válido que seja, não é absoluto. Os hábitos também comandam os gostos. Se alguém estiver habituado a ver um noticiário enxuto, achará aborrecido um noticiário de hora e meio.
Mesmo que uma notícia picante suscite maior interesse que uma notícia seca da política ou da economia, o limite de tempo para o noticiário deveria impor uma selecção de notícias, não se tolerando, como acontece agora, a mistura cumulativa de alhos e bugalhos.
Meia hora de notícias pode ser uma provocação, um desafio, uma meta. Tem a vantagem de ser uma medida concreta e definida.