Cortes do Meio
Centro de Apoio a Idosos festeja aniversário com novo projecto

Acolher idosos à noite é o próximo desafio da direcçção do Centro de Apoio de Cortes do Meio. O projecto foi anunciado durante o almoço de comemoração do 10º aniversário da instituição, mas faltam apoios para comparticipar a nova valência.

Carla Loureiro
NC / Urbi et Orbi


Piedade Fonseca é utente do Centro de Apoio a Idosos de Cortes do Meio vai para três meses e "ora gosta, ora não gosta". "Mas tenho que cá estar", diz, acompanhada por outras utentes da instituição. À sombra, espera que comecem a chamar para o almoço comemorativo dos 10 anos do Centro, realizado no último domingo, 24. "Gosto de toda a gente aqui. Falar todas falamos, dizer, todas dizemos e más e boas todas somos", graceja Piedade, contando também que tem nove filhos e que eles a queriam em sua casa. "Só que eu não quero ir para lá", assenta logo de seguida. Preza a autonomia e liberdade que ainda lhe resta. Perguntamos-lhe o que é que gostaria de dar como prenda ao Centro. Mas quem responde é Patrocina da Silva, sentada a seu lado. "Muita saúde e muitos anos", deseja a utente da instituição.
O cheiro a sardinha assada marca o início do almoço-convívio de utentes, sócios e amigos do Centro. Uma das salas da associação fica de imediato cheia e as conversas giram à volta do passado e presente de uma instituição que presta apoio, actualmente, a 70 utentes. Mas os projectos para o futuro são o principal mote da iniciativa. Depois de ter em funcionamento quatro valências - creche, com 10 crianças, ATL, com 30, 15 idosos no Centro e outros 15 em apoio domiciliário - o próximo desafio da direcção é a criação de um centro de noite para acolhimento de idosos. O primeiro passo vai ser dado já em Setembro aquando da escritura do edifício recentemente adquirido por cerca de 100 mil euros, mesmo em frente às actuais instalações. "Vimos que é necessário criar mais esta valência e se tudo decorrer dentro dos prazos, pensamos que esse centro de noite estará em condições de receber pessoas dentro de um, dois anos", afiança José Armando Serra dos Reis, director do Centro de Apoio. No terreno está já a trabalhar uma equipa técnica com a função de projectar e adaptar o edifício às circunstâncias. De momento, esclarece o director, ainda não existe previsão do número de idosos a albergar na futura valência. Porém, admite que rondará as 10 vagas quer para o centro de noite, quer para o lar de idosos.

Direcção critica Câmara da Covilhã

Para a aquisição do edifício que dentro de dois anos irá albergar aquela que será a sua quinta valência, o Centro de Apoio a Crianças Carenciadas e Idosos de Cortes do Meio teve que contrair um empréstimo. "Tivemos que pedir este dinheiro, por falta de apoios", sustenta Serra dos Reis. A forma de financiar a concretização do projecto foi um dos principais assuntos levantados pelo director da instituição. Com um discurso empolado, José Armando Serra dos Reis dirige críticas à Câmara Municipal da Covilhã, a quem acusa de, em 10 anos de existência da instituição, "ter dado apenas 500 contos - dois mil e 500 euros - para uma carrinha". "A Câmara da Covilhã tem apenas clientela para assistir e não prioridades", afirma, encontrando desta forma o motivo para que "ninguém da autarquia aqui esteja". E continua: "São necessários mais 250 mil euros e solicitámos apoio à autarquia. Mas até hoje as respostas que temos tido são para nos dizer que não existe dotação orçamental ou que a contenção financeira não permite ajudar num investimento destes".
Os festejos do 10º aniversário do Centro prolongaram-se pela tarde fora, com um baile e lanche.