João Queiroz é o único docente da UBI a apresentar uma conferência no Encontro
Três dias de conferências
UBI recebe Encontro Internacional de Química

O 5º Encontro Internacional do Grupo dos Glúcidos da Sociedade Portuguesa de Química, vai decorrer nas instalações da Universidade da Beira Interior entre os dias 7 e 10 de Setembro.


Por Daniel Sousa e Silva


"O Encontro tem como principal objectivo a troca de ideias", adianta Isabel Ismael, membro do comité organizador do 5º Encontro Internacional do Grupo dos Glúcidos (GLUPOR 5), da Sociedade Portuguesa de Química, e docente do Departamento de Química da UBI.
Durante três dias, mais de 80 investigadores de Portugal, Espanha, Itália e França vão estar reunidos na UBI para assistir a 24 conferências.
A respeito da temática do Encontro, Isabel Ismael refere que "embora seja pouco específico, é bastante importante para a investigação portuguesa, já que os estudos dos glúcidos estão bastante desenvolvidos a nível internacional, mas no País não é uma área muito desenvolvida".
A organizadora do evento tem esperança que se troquem ideias entre académicos, com a expectativa do nascimento de novos projectos, "de preferências a serem implementados na UBI".
À margem do Encontro, vão decorrer reuniões particulares entre responsáveis do Departamento de Química da UBI e docentes da Universidade de Badajoz. Na mesa vai estar em discussão um futuro projecto na área da bioquímica a ser desenvolvido entre as duas universidades.

Purificação de moléculas

De entre os 24 conferencistas, apenas um é docente na UBI. João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde e docente do Departamento de Química da UBI, vai dar a conhecer um trabalho de investigação relacionado com a purificação de biomoléculas. "A tese que vou apresentar consiste no desenvolvimento de um processo de purificação de moléculas orgânicas, nomeadamente a purificação do ADN". O docente realça que a importância deste estudo. "É absolutamente necessário a forma pura de uma molécula para que esta possa ser usada a nível terapêutico", defende. A indústria é outra área que João Queiroz acredita poder "beneficiar da investigação".
João Queiroz acredita que o GLUPOR 5 é bastante precioso para a imagem da UBI. "É bom que se dê a conhecer o trabalho da UBI a nível internacional", salienta. O docente acredita que o Encontro é "um bom local para se estabelecer possíveis parcerias e partilhar conhecimentos".
Antes da Covilhã, já Lisboa, Porto e Aveiro acolheram o Encontro Internacional do Grupo dos Glúcidos, da Sociedade Portuguesa de Química.