Por Daniel Sousa e Silva


Amílcar Theias e Carlos Pinto na Barragem do Viriato

O ministro do Ambiente, Amílcar Theias, visitou a Covilhã na passada quarta feira, 10, mas "não trouxe novidades". Não foram apresentadas pelo ministro quaisquer garantias sobre a aprovação das barragens projectadas pela Câmara Municipal da Covilhã (CMC) para a Serra da Estrela. Amílcar Theias apresenta-se "em princípio, favorável à construção de barragens" e reconhece ter encarado o projecto como de "carácter prioritário". A única certeza que deixa é o seu empenho em que a Covilhã tenha "água em quantidade e qualidade". Aponta o prazo de um mês como o limite temporal para ser de conhecimento público a sua decisão acerca do problema. O membro do Governo salienta que vai actuar "para que se cumpra o prazo de entrega de projectos para o Fundo de Coesão"
O presidente da CMC, Carlos Pinto, pretende a ajuda do Governo "para a resolução de um problema de abastecimento público de água, muito importante para o futuro da região". A responsabilidade política da construção de uma nova barragem cabe ao Governo e a responsabilidade técnica à autarquia. "Os projectos estão prontos", defende Pinto.
O edil covilhanense espera que brevemente se possa iniciar o concurso público para se começar a obra. "Não se pode permitir que o concelho da Covilhã tenha problemas de abastecimento de água quando existe tanta água na serra, mas não há forma de a armazenar", reclama.
Em jeito de conclusão, Carlos Pinto acredita que o "acordo alcançado foi importante, para o Sr. ministro ver que não pode haver mais adiamentos".
O próximo passo a ser tomado, passa pelo Ministério do Ambiente transmitir à Direcção Geral de Ordenamento do Território o prosseguimento de um dos cenários previstos, Penhas II, na Serra da Estrela, ou Atalaia, no Teixoso.
A despoluição das Ribeira da Goldra e Carpinteira foi garantida por Amílcar Theias. A candidatura ao processo vai ser aprovada pelo ministro do Ambiente "nos próximos dias". A despoluição das ribeiras da Goldra e da Carpinteira vai custar "cerca de dois milhões de euros", adianta Carlos Pinto
No final da visita, Amílcar Theias confirmou estar "na posse de mais informação" que poderão ajudá-lo a decidir mais rapidamente.