Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi



Carlos Louro sucede a si próprio na presidência da Direcção da Associação de Andebol de Castelo Branco

Tomaram posse na quinta-feira, 4, os novos corpos sociais da Associação de Andebol de Castelo Branco (AACB). Carlos Louro, reencaminhado no cargo de presidente da direcção lembra que "foi preciso muita coragem e sabendo que iria ter um árduo trabalho no desenvolvimento, na fomentação e no crescimento do Andebol no distrito", quando há cinco anos aceitou o convite formulado pelo presidente da Federação de Andebol de Portugal, Luís Santos, para formar uma Comissão Administrativa em virtude do então presidente da Assembleia Geral ter esgotado os prazos legais para a constituição de uma lista para os órgãos sociais da AACB.
O responsável pela Associação sublinha que "nada foi fácil", e reconhece que a política da instituição "talvez não fosse a mais acertada". No entanto, recorda: "Tivemos que arrepiar caminho e para hoje estarmos aqui com os alicerces bem sólidos e já com o chão bem pavimentado tivemos que trabalhar de noite e dia, sempre em colaboração com as várias entidades públicas e privadas do distrito, no crescimento da modalidade".
Carlos Louro, não esquece o caminho percorrido e dá exemplos do trabalho feito, como o fomento do andebol em clubes já existentes e com tradições no distrito, como a Associação Desportiva Albicastrense, o Sport Benfica e Castelo Branco em equipas femininas com presenças em provas europeias, cujo "pai" é João Fazenda, hoje presidente da Assembleia Geral da AACB, e a Associação Desportiva da Estação.
Foi na época passada o apogeu do Andebol no Distrito de Castelo Branco, onde houve 1543 atletas, 6 clubes, um Centro de Formação com 21 Escolas de 1º Ciclo e foram iniciados contactos para nesta própria época 2003/2004, um Projecto de Desenvolvimento do Andebol no 2º e 3º Ciclo, sendo a Escola EB 2,3 Afonso de Paiva, indicada como Escola Piloto a nível Nacional. Recorde-se ainda, que na última época, o distrito recebeu ainda importrantes provas do calendário da Federação como o XII Encontro Nacional Infantis Femininos, em Castelo Branco, Estágio Nacional de Detecção de Talentos Sub-15, no Tortosendo, Fase Final do Campeonato Nacional de 1ª Divisão em Juvenis Masculinos, no Teixoso, Supertaça Seniores Feminina, em Penamacor, e Final da Taça de Portugal em Seniores Femininos, no Fundão.
Carlos Louro aproveita ainda a presença do presidente da Federação e de alguns presidentes de câmara para lançar um repto, desafiando as Autarquias a fazerem chegar à Associação a colaboração na Candidatura da Final da Taça de Portugal em Seniores Masculinos e a Final da Taça Presidente da República, prova iniciada nesta época desportiva, e que tanta vez já foi anunciada em Castelo Branco".