Más condições
Caminho de terra motiva protestos dos moradores da Grangeira

Na anexa das Taliscas há muito se pede o alcatroamrnto do caminho da Grangeira. A estrada continua em terra batida e põe em causa a segurança de que a utiliza.

João Alves
NC / Urbi et Orbi


Quem vai do Paul para a Covilhã, imediatamente a seguir às bombas de combustível e antes de chegar às Taliscas, uma anexa desta freguesia, depara com algumas casas servidas pelo caminho da Dra. Ana, sendo mais conhecido por Grangeira. Fartos de promessas não cumpridas da Junta de Freguesia do Paul, os moradores desta zona denunciam o "estado calamitoso" do caminho de terra e o avanço das mimosas de grande porte que começam a invadir as laterais desta via de acesso à vila de Unhais da Serra.
"Isto no Inverno é um lamaçal. Com a inclinação do caminho e as fortes chuvadas, as terras vão parar à estrada principal, pondo mesmo em causa a segurança das viaturas que diariamente circulam por aqui em número muito elevado", argumenta um dos moradores. Outro assegura que "parece que há aqui má vontade por parte da Junta. Esta já prometeu diversas vezes que alcatroava o caminho, pelo menos onde existem casas e moradores. Mas até hoje nada foi feito".
De facto, para além do péssimo estado do caminho, existe ali uma situação efectiva de risco de incêndio para os habitantes da Grangeira. Um denso matagal e mimosas estão paredes-meias com as casas precisando de um bom desbaste. O terreno onde crescem as mimosas é de um particular, condição que não pode, nem deve ilibar responsabilidades, quer de proprietários de terrenos, nem tão pouco do executivo local ou mesmo de outros organismos competentes, quando está em causa a segurança de pessoas e bens. Objectivamente, a não limpeza de matas como medida de prevenção principalmente nas circunstâncias descritas e potencialmente perigosas, a pedir uma intervenção rápida de quem de direito, pode ter consequências dramáticas. Recorde-se a propósito, a recente vaga de incêndios florestais que trouxe ao conhecimento dos portugueses algumas das causas na origem destes fogos. Uma delas é concerteza a falta de limpeza da floresta, assim sendo, neste caso como noutros, é melhor prevenir do que remediar.