Durante quatro dias, o evento recorda as rotas da Transumância
Património histórico-social
Quatro dias pelos Caminhos da Transumância

O concelho do Fundão vai ser, durante quatro dias, palco dos Caminhos da Transumância. Um evento que conta com música, teatro, exposições e que remonta à época em que os gados percorriam o concelho à procura de pastos frescos.


NC / Urbi et Orbi


A Câmara Municipal do Fundão organiza, de 18 a 21 de Setembro, o Festival dos Caminhos da Transumância - Chocalhos 2003, pelo segundo ano consecutivo. Um evento que conta com o patrocínio do programa Interreg III e a colaboração das Juntas de Freguesia de Alpedrinha, Capinha, Escarigo e Salgueiro. Trata-se de um reviver de uma época em que, por esta altura, os gados percorriam o concelho do Fundão em busca de pastos frescos.
A iniciativa reflecte a importância que o Município do Fundão tem vindo a atribuir a esse valioso património histórico-social, digno de revitalização. Exposições, oficinas de música com chocalhos, uma feira franca pelas ruas de Alpedrinha e um Encontro de Tocadores de Instrumentos Musicais Pastoris, pretendem contribuir para o esforço de melhor perceber e aproximar "gados, gentes e horizontes".
A exposição "Matérias de Solidão", na Casa Museu do Salgueiro, no concelho do Fundão, é inaugurada no dia 18 pelas 18 horas e 30 minutos. Uma exposição através da qual é possível ter uma visão mais próxima do quotidiano do pastoreio e dos objectos que o povoavam. São objectos que preenchiam a solidão do pastor, que auxiliavam no seu trabalho e que constituem hoje um valioso património da nossa memória colectiva.
Nos dias 19 e 20, haverá um Encontro de Tocadores de Instrumentos Musicais Pastoris, no Teatro Clube de Alpedrinha. Trata-se de um encontro de músicos portugueses e espanhóis, muitos deles eminentes estudiosos da etnografia polifónica regional. É através de concertos didácticos, conversas e exposições dos próprios objectos que se fica a conhecer melhor instrumentos como a bandurria das Astúrias, a gaita de foles de Zamorra e Trás-os-Montes, a flauta do osso de asa de abutre ou a flauta de tamborileiro. Tudo enquadrado por contos romanceiros, histórias de amor e dramas perpetuados por via oral e cuja ancestralidade remonta a uma sempre mítica idade medieval.
Ainda no dia 20 e também no dia 21, decorre, no Clube Desportivo da Capinha, uma oficina de música com chocalhos denominada "Chocalhada". Esta oficina vai ser ministrada por Marcos Cavaleiro e Jorge Queijo, músicos do grupo de percussão Campânula Hermini. O projecto, que já passou pelo Festival da Transumância do Fundão, surgiu em 2001 e o resultado da sua música é uma fusão onde os sons tradicionais se combinam com os ritmos e sonoridades modernas. O último dia da oficina conta com todos os elementos dos Campânula, que vão realizar um concerto de encerramento da Chocalhada.
Um dos pontos altos deste Festival é o dia 21, já que pelas 8 horas haverá uma caminhada com um rebanho desde a Praça do Município até Alpedrinha. Um percurso pedestre que todos os participantes podem fazer pelas antigas rotas seguidas pelos rebanhos transumantes que, em emigração, atravessavam o Fundão.
De referir ainda que, nos dias 19 e 21, decorre uma Feira Franca em Alpedrinha. Durante o Festival, as ruas de Alpedrinha vão encher-se de vida com a Feira Franca, animação de rua e diversos concertos.
Durante o evento decorre também um ciclo de conferências sobre instrumentos musicais pastoris com a presença de destacados especialistas como Daniel Garcia, José Ramon Cid Cebrián, Victor Félix, entre outros.