Por Daniel Sousa e Silva


Helena Brendani é uma das alunas do curso

[ver fotos]

Andrew Newtons veio concluir a sua licenciatura a Portugal. O estudante da Irlanda do Norte vai, durante o ano lectivo de 2003/2004, para a Universidade Nova de Lisboa terminar o curso de Ciências do Ambiente. "Sempre foi minha intenção expandir a minha área de conhecimento no estrangeiro, reconhece".
O curso intensivo de português oferece, segundo Andrew Newtons, "uma boa base da Língua Portuguesa, o que possibilita desenvolver a linguagem por nós próprios". O estudante acredita que, para além da língua, "o que de bom se pode aprender no curso é o conhecimento dos hábitos dos portugueses", algo que calcula que lhe poderá ser "útil no futuro".
Da Noruega, vem Bard Tobiassen. O estudante de 22 anos afirma estar a aprender "bastante rápido", embora considere que "o curso devia ter mais lições de Português falado, em vez de tantas aulas de gramática", já que "é uma língua muito diferente de qualquer outra língua que tenha ouvido".
Bard Tobiassen irá para a Universidade Técnica de Lisboa continuar o seu curso de Geologia. Da cidade da Covilhã, retém a ideia de ser "uma localidade calma e agradável", mas salienta ser "muito diferente da Noruega", onde, nesta altura do ano, estão 22 graus negativos de temperatura média.
"Acho que é um bom curso, porque dá as primeiras noções de uma língua que desconheço por completo." Esta é a opinião de Merete Sorjoten, também da Noruega, em relação ao curso de quatro semanas. A norueguesa prefere sair sozinha, em vez de acompanhar as excursões habituais dos estudantes a aldeias históricas e museus da região. O seu destino é a Universidade Nova de Lisboa para a continuação da licenciatura em Biologia, mas denota "uma afinidade especial pela Covilhã", porque a sua cidade de origem "também fica na montanha".

Nova experiência

Helena Brendani chegou a Portugal a 5 de Agosto, mas a sua fluência do português já é bastante avançada. Vinda de Parma, em Itália, a estudante aprecia o curso,"porque se aprende o português de todos os dias e, desta forma, as outras pessoas podem me compreender". Helena Brendani vai para a Universidade dos Açores integrar a licenciatura de Biologia Marinha. No entanto, gosta de Portugal Continental. "Um dos meus aspectos preferidos no curso são as saídas em visitas a aldeias históricas e castelos". A estudante italiana não vê "grandes diferenças entre o povo português e o italiano". Da cidade da Covilhã, nunca vai esquecer "as subidas e descidas".
Uila Janatuinen veio da Finlândia para aperfeiçoar os seus conhecimentos de Dança Moderna na Escola Superior de Dança de Lisboa. Com 24 anos, julga-se "sortuda", por ter "uma boa oportunidade para conheecer uma língua nova e pessoas diferentes". Para Uila, existem algumas semalhanças entre os portugueses e os finlandeses. "São ambos povos humildes, abertos e hospitaleiros, mas os portugueses são mais melancólicos".Uila lamenta a sua curta estadia em Portugal, de apenas um semestre, e o ter de regressar à Finlândia antes do Natal.
Os estudantes vão estar em Portugal ao abrigo do programa internacional de intercâmbio de alunos do ensino superior, o Programa Sócrates-Erasmus.