Por Daniel Sousa e Silva


Exemplo dos estragos causados pelos objectos lançados por Carlos Mourão

A vila do Tortosendo viveu ontem, segunda-feira, um episódio pouco habitual. Carlos Mourão, também conhecido na localidade por Catita, barricou-se no interior da casa dos pais, onde residia, e ameaçou fazer explodir a residência particular com uma botija de gás.
Tudo se passou na Rua Nova dos Olivais, centro da vila, junto à Praça de Táxis, a partir das 9h da manhã até às 13h, hora em que a GNR interveio e deteve o indivíduo. Referenciado como tendo perturbações mentais, a principal reivindicação de Carlos Mourão seria que o deixassem em paz e não o importunassem mais.
De uma janela do 3º andar, foram arremessados pratos, panelas, garrafas, cadeiras, entre outros objectos, provocando danos, principalmente, em viaturas estacionadas nas proximidades da habitação. O pai de Carlos Mourão teve de sofrer tratamento hospitalar, na sequência de um ferimento provocado por uma panela de pressão atirada pelo filho.
Após mais de três horas de tensão, dois agentes à paisana da Brigada de Intervenção Anti-crime, da GNR de Castelo Branco, conseguiram deter o indivíduo.
Depois de detido, Carlos Mourão foi transportado para o Centro Hospital da Cova da Beira, onde ficou internado na Unidade de Psiquiatria, já que, durante o período em que o homem esteve barricado, se encontravam presentes no local duas psicólogas da Segurança Social.
O dia de ontem começou, no entanto, mais cedo, entre as 8h e 9 h, com o indivíduo a percorrer vários cafés da localidade, armado de um machado, ameaçando várias pessoas antes de se barricar na casa dos pais.