Comemorações do Dia da Cidade
Inaugurações e homenagens pessoais

Os 133 anos da elevação da Covilhã a cidade vão ficar marcadas pela homenagem a cinco entidades de relevo, entrega de habitações sociais e inauguração de escolas.

Por Daniel Sousa e Silva


O programa de comemorações de 20 de Outubro, Dia da Cidade da Covilhã, já está definido. Os homenageados para este ano são a Associação Humanitária dos Dadores de Sangue da Covilhã, o maestro Campos Costa, o engenheiro José Manuel Fiadeiro, José Simões e José Carlos Diamantino. O custo das comemorações, aprovadas na reunião de executivo municipal na passada sexta feira, 19, ronda os 30 mil euros e estende-se em inaugurações e festas desde 18 de Outubro até ao dia 25.
A cerimónia vai ter lugar na Sessão Solene dos Paços do Concelho no dia 20 de Outubro, segunda-feira, a partir das 12h.
O dia de festa inicia-se pelas 10h da manhã, com a Sessão Solene da Assembleia Municipal e continua com a inauguração, por volta das 13h, da exposição de pintura de Rodolfo Passaporte.
Após o almoço, a comitiva municipal vai dirigir-se à vila do Teixoso, onde vai inaugurar as escolas básicas do 1º Ciclo do Teixoso e Borralheira, abertura de um pontão na Borralheira e proceder à entrega de 61 chaves de habitações sociais localizadas na Urbanização das Nogueiras.
Na prática, as comemorações começam no dia 18 de Outubro, com o III Torneio de Xadrez "Cidade da Covilhã", organizado pela Associação Desportiva da Estação, enquanto que o Grupo de Instrução e Recreio do Rodrigo organiza o I Torneio Regional de Damas. O Coro de Santo Amaro de Oeiras vai actuar no Teatro-Cine à noite, onde também se vai proceder à entrega de diplomas aos melhores alunos do ensino secundário do concelho.
A parte da manhã de domingo, 19, vai ser preenchida pelo V Grande Prémio de Atletismo do Bairro Municipal da Covilhã. O almoço serve para juntar e homenagear os funcionários da edilidade com 20, 25, 30 e 35 anos de carreira. A parte da tarde será ocupada por mais duas inaugurações: os arranjos urbanísticos do Poço Grande (Bairro Municipal) e Centro de Dia do Dominguiso.
Para fechar os festejos, o escritor Manuel da Silva Ramos vai apresentar o seu livro "Café Montalto", no dia 25 de Outubro. A Câmara Municipal da Covilhã já se disponibilizou a comprar 400 exemplares do livro, que retrata a história da cidade nos seus tempos áureos da indústria dos lanifícios.