O policiamento de proximidade é uma das prioridades de Martins da Cruz
Castelo Branco
Qualquer dia, o telhado da PSP vai abaixo

O Sub-Intendente, Martins da Cruz, pretende que alguns serviços da PSP sejam transferidos para o ex-quartel da Devesa. É que as actuais instalações da polícia são exíguas e o telhado ameaça mesmo ruir.


Céu Lourenço
NC / URbi et Orbi


Face à degradação das actuais instalações, o novo comandante distrital da PSP de Castelo Branco, Sub - Intendente José Martins Cruz, pretende que alguns dos serviços sejam transferidos para o ex - quartel da Devesa. Nesse sentido, adianta que já encetou diligências junto da autarquia."Mostrei a minha preocupação ao presidente da Câmara, relativamente às actuais instalações, que para além da sua exiguidade, tem um telhado que ameaça ruir".
Por outro lado, o estado em que se encontra o quartel da Covilhã é
igualmente uma das suas preocupações. "Trata-se de um edifício completamente inadequado à prestação do serviço público, em que tem de haver um espaço com mais dignidade para receber as pessoas que se socorrem dos nossos serviços".
Outra das novidades avançadas pelo actual comandante prende-se com a criação de vários grupos que terão a responsabilidade de efectuar um levantamento das características de cada bairro, nas cidades de Castelo Branco e Covilhã, em parceria com a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico. "Vamos fazer um levantamento em termos de caracterização etária, entre as pessoas, nomeadamente no que se refere à sua escolaridade e situação económica, estando envolvido neste trabalho, as Associações de Comerciantes, Câmara Municipal, Segurança Social, Instituto de Reinserção Social e o Governo Civil" explica.
Martins Cruz, pretende que não se faça mais "um policiamento aleatório, nem reactivo". Bem pelo contrário "pretendemos fazer um policiamento de proximidade, em que o agente que vai para o seu serviço de rua, sabe quais as tarefas que tem a desempenhar. Temos acima de tudo que efectuar um policiamento de prevenção e de apoio social a quem necessita, pois só assim a Polícia está a fazer um serviço público de qualidade e a prevenir a criminalidade".

Campanhas de sensibilização no terreno

Entretanto várias campanhas de sensibilização junto dos automobilistas e
peões, estão a ser levadas a cabo pela PSP. "Estamos a pedir à população para que não nos criem graves preocupações à circulação do trânsito de veículos e de peões, para que possamos libertar desse trabalho os agentes, no sentido de que estes possam fazer a prevenção da criminalidade ou quando acontecer algum crime, os seus autores possam ser detidos e apresentados a Tribunal".
A criação dos Gabinetes de Estudos e Planeamento e de Relações Públicas e uma Brigada de Intervenção Rápida para a ocorrência de situações de violência é outra das novidades avançada pelo novo comandante.A concluir, Martins Cruz, deixou um aviso àqueles que vivem à margem da comunidade. "Relativamente aos criminosos que pretendem viver à custa da comunidade, vamos exercer uma permanente vigilância, não dando tréguas aos seus desígnios"salienta.