Mulheres






De Charles Bukowski









Por Sónia Almeida

Publicado em 1978, "Mulheres" de Charles Bukowski, relata a vida de Henry Chinaski, um alcoólico de cinquenta anos, divorciado e com uma filha ilegítima.
Levando uma vida de cerveja, sexo e mulheres, Chinaski torna-se escritor, no fito de, como o próprio afirma, "poder ficar na cama até ao meio-dia".
Terminada a sua primeira obra, esta personagem é confrontada com o assédio de mais de dez mulheres, que começam a circundar a sua vida, uma seguida de outra, depois outra, ainda outra… Lydia Vance, Lilly, April, Dee Dee, Mercedes, Joanna, Katherine, Tammie, Cassie e Valery são apenas alguns dos muitos nomes que povoam o universo de Henry Chinaski, muitos dos quais nem mesmo ele sabe de onde surgiram. Forma-se, assim, na vida do decadente Henry, um ciclo infindável de bebedeiras, ressacas, vómitos, encontros sexuais, rupturas, reconciliações, onde o sexo feminino joga um papel importante, na medida em que permitem que o protagonista chegue à seguinte conclusão: amar é como "tentar atravessar um caudal de mijo com um caixote cheio de lixo às costas".
"Mulheres" é uma narrativa envolvente, hilariante, onde o mau pode sempre tornar-se pior…