Liga de Honra
Serranos continuam sequência negativa

O Covilhã continua a ser "surrado" na Liga de Honra. Frente ao Feirense, os leões demoraram 45 minutos a entrar no jogo e quando deram conta já estavam a perder por 2-0. A reacção foi boa, mas tardia.

Alexandre S. Silva
NC / Urbi et Orbi


Continua mal o Sporting da Covilhã. A quilómetros daquilo que habituou os adeptos na época passada, os "leões da Serra" ainda não conseguiram somar qualquer ponto nos sete jogos já disputados. A uma das piores defesas do campeonato, com 11 golos consentidos, junta-se o ataque menos concretizador, com apenas dois tentos apontados. De resto, há muito tempo que o clube serrano não registava uma sequência tão má. Nem na época de 1999-2000, em que o clube terminou na última posição da II Liga. Então orientada por António Jesus, a pior sequência da equipa foram quatro derrotas consecutivas entre a 12ª e a 15ª jornada. Já com Henrique Nunes no comando técnico, a equipa voltou a perder os últimos quatro jogos do campeonato. No entanto, ressalve-se, também é verdade que os serranos chegaram a estar 18 jogos sem vencer (entre a 12ª e a 29ª jornada, período em que apenas somaram seis pontos).
De regresso ao presente, o Covilhã continua debater-se com problemas de difícil resolução. A um plantel já de si curto, juntam-se as lesões de jogadores nucleares e os castigos. João Cavaleiro tem, todas as semanas, que debater-se com um problema novo. Depois, os jogadores parecem demorar a assimilar, dentro do terreno de jogo, as ideias do técnico. E o jogo do último sábado foi bem o exemplo disso, com os jogadores a "acordarem" na segunda parte, depois de um primeiro tempo em que andaram completamente às "aranhas".
E nem se pode culpar o técnico de falta de ambição. Mais uma vez, Cavaleiro apostou numa equipa voltada para o ataque, com Dani, Hermes e Lourenço como homens mais avançados, apoiados por Tarantini. Mas continua a faltar objectividade a este conjunto, que na primeira parte nem chegou a incomodar a baliza de Rui Correia.

Feirense sem oposição

Galvanizado pelo excelente início de época, o Feirense foi sempre mais equipa. Soube aproveitar a superioridade numérica a meio campo e beneficiou ainda de um pouco comum desacerto no sector defensivo dos serranos. Ainda não estavam decorridos 10 minutos e já o conjunto de Santa Maria da Feira se adiantava no marcador. Hélder, na marcação de um livre à entrada da área beirã, remata colocado fora do alcance de Luciano e dá alguma tranquilidade à sua equipa. Um golo que tem precisamente o efeito contrário nos pupilos de Cavaleiro. A equipa fica ainda mais ansiosa e não consegue pensar o jogo. Ao invés, o Feirense aproveita para se instalar no meio campo dos forasteiros e as ameaças às malhas de Luciano são constantes. Cavaleiro ainda altera o xadrez da sua equipa, fazendo entrar mais um homem de ataque (Denilson) para o lugar de um defesa (Marco Aurélio), mas os efeitos nunca se fizeram notar. E é o Feirense que volta a marcar, ainda antes do intervalo, por intermédio de Carlos Pinto, que surge isolado no coração da área serrana.

Leão "acorda" no segundo tempo

Na segunda metade o leão acordou, finalmente, no peito dos jogadores serranos. Ao intervalo, Tarantini fica nos balneários e cede o lugar a Dário. Não se pode dizer que o atacante tenha trazido algo de novo, mas o certo é que o Covilhã entrou com outra disposição e nova disponibilidade.
Mais pressionante, a turma serrana começa a acercar-se com perigo da área caseira. Mas são precisos quase 15 minutos para Lourenço coroar esse ascendente com um golo. Um livre apontado de forma superior pelo médio ofensivo serrano, que colocou a bola longe do alcance de Rui Correia. O tento desorientou temporariamente o sector mais recuado do Feirense, que começou a dar espaço de manobra aos avançados beirões. Denilson e Nélson, que surgiu na área adversária na marcação de um canto, tiveram oportunidades flagrantes para repôr a igualdade, mas faltou calma na hora do remate. Depois, o Feirense voltou a recompor-se e não permitiu mais veleidades aos covilhanenses. A poucos minutos do fim, Charles sentencia a partida e faz o 3-1 numa jogada de contra-ataque em que, mais uma vez, a defensiva serrana não está isenta de culpas.
Com este resultado, o Feirense ascende ao primeiro lugar da tabela, enquanto o Covilhã continua na cauda do pelotão. Na próxima ronda o adversário é o Portimonense. Os algarvios deslocam-se ao Santos Pinto no domingo, 5, numa posição delicada. Mas é o Covilhã que tem que fazer pela vida. Os jogadores leoninos já demonstraram coração e capacidade para fazer melhor. Basta que comecem a primeira parte como, habitualmente, iniciam a segunda.