Por Daniel Sousa e Silva


Helena Simões e o júri que aprovou as suas provas por unanimidade

"O tema da tese apresentada é designada por Teoria Probabilística em Valores Extremos, situações raras, já que existe uma teoria probabilística para modelar este fenómenos", elucida Helena Maria Simões Ferreira. A docente da UBI prestou provas para a obtenção do título de agregado nos dias 1 e 2 de Outubro.
O objectivo da tese é a análise de factos simples, mas com explicação, por vezes difícil. Helena Ferreira exemplifica: "serve para compreender por que é que num certo dia esteve determinada temperatura e no seguinte houve uma mudança brusca, os modelos permitem calcular o valor esperado de dias de temperaturas elevadas por ano".
Este tem sido o trabalho de investigação da docente nos últimos 15 anos, por isso a criação de uma lição e apresentação de todos os seus trabalhos desenvolvidos na área.
A cadeira que Helena Ferreira levou a apreciação do júri já funciona na UBI, no mestrado em Matemática, há três anos. "É uma cadeira de pós-graduação que pressupõe conhecimentos já ministrados nas licenciaturas."
A docente admite não ter encontrado, na preparação da lição apresentada ao júri, "um obstáculo diferente daquele que me deparo quando tenho de preparar uma aula para os alunos". Os segredos para uma boa aula são, segundo Helena Ferreira, "preparar a motivação, a adequação dos conteúdos e a apresentação de exemplos."
"O que se traz de novo para o meio académico são sempre pequenos contributos", reconhece a docente. No entanto, realça a ideia de "o curso de teoria da medida e integração ser fundamental para a análise matemática moderna."
Helena Ferreira é professora agregada, graças à votação favorável por unanimidade das suas provas pelo júri presente.
A apreciação do curriculum vitae e do relatório foi feita por Kamil Feridum Turkman e Carlos Alberto dos Santos Braumann.
O júri das provas foi constituído por António Ribeiro Gomes, prodessor catedrático da Universidade Católica Portuguesa, Maria Ivette Leal de Carvalho Gomes, professora catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, José da Silva Lourenço Vitória, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Kamil Feridum Turkman, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, João Tiago Praça Nunes Mexia, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Carlos Alberto dos Santos Braumann, professor catedrático da Universidade de Évora, Maria da Nazaré Simões Quadros Mendes Lopes, , professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e Maria Teresa dos Santos Hall de Agorreta de Alpuim, professora catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Helena Ferreira fez questão de apontar que "o júri para além de avaliar, teve o mérito de me apresentar ainda novos temas de trabalho possíveis". Uma certeza, para a docente, é a continuidade da investigação.