A exposição incluiu peças de trabalho antigas
Serviços Municipalizados da Covilhã
75 anos ao serviço da cidade

A qualidade da água e a sensibilização para o ambiente são as apostas apresentadas pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento na exposição comemorativa dos seus 75 anos de existência que decorre até dia 19. As cinco mil crianças de todas as escolas do Concelho são o público alvo.


Por Joana Silva


A história dos 75 anos dos Serviços Municipalizados da Covilhã (SMAS) de tentar servir os covilhanenses, dando-lhes água em quantidade, em condições de conforto e sobretudo em qualidade está patente na exposição que decorre no auditório dos SMAS até dia 19 deste mês. A aposta deste organismo nos últimos anos tem sido o melhoramento desse conceito de qualidade através do tratamento e das captações feitas de água bem como a sensibilização ambiental dos mais jovens.
Há uma evolução dos Serviços Municipalizados da Covilhã que desde o principio se tem manifestado como uma corrida permanente para a qualidade. "Temos que assegurar às pessoas que a água que bebem não faz mal à saúde. Temos consciência que parte dos tratamentos que utilizamos alteram ligeiramente o gosto ou o cheiro e essa é uma crítica frequente", afirma o administrador dos SMAS, Alçada Rosa. "A visita das cinco mil crianças que estão a visitar os SMAS tem sido extremamente gratificante porque no fundo o que fazemos é para elas", acrescenta.
Os SMAS têm feito um investimento muito importante na qualidade da recolha. Uma parte importante da exposição tem que ver com os resíduos sólidos para dar às crianças a noção e criar o hábito cultural de selecionar, de depositar e não sujar. O fundamental é a preparação das pessoas. "A Suíça é um país limpo porque os suíços não a sujam", exemplifica Alçada Rosa.
O cuidado com a água vem desde há cerca de 400 anos o que fez desde então as pessoas da Covilhã têm exigido abundância e qualidade na distribuição ao domicílio.
A exposição é pedagógica e não é a primeira. Continuar é o objectivo para que através das camadas mais jovens, frases como "o nosso lixo não tem importância, o dos outros é que suja" deixem de existir na mentalidade das pessoas.