Os alunos têm accções de luta programadas para todo o mês de Outubro
Manifestação na UBI
"A luta continua"

A AAUBI acusa a universidade de falta de condições e marca acção de protesto para amanhã.


Por Ana Moreira


Os alunos da UBI são chamados amanhã, quarta-feira, 15, a fazer uso dos seus direitos, utilizando os bares, as cantinas e as bibliotecas da universidade. O apelo surge da AAUBI (Associação Académica da Universidade da Beira Interior) que convoca mais uma acção de protesto contra a nova Lei de Bases de Financiamento do Ensino Superior. A acção, de carácter simbólico, pretende demonstrar que as infra-estruturas da UBI são insuficientes para as necessidades dos estudantes. Um protesto silencioso e pouco habitual na UBI mas que, segundo Luís Franco, presidente da AAUBI, "será revelador da necessidade de um maior investimento do Estado no Ensino Superior".
Luís Franco afirma ainda que "o sucesso desta acção depende da participação de todos" mas, tendo em conta a adesão aos protestos dos últimos dias, o presidente da AAUBI mostra-se optimista quanto à participação dos alunos.
Como suporte informativo a AAUBI distribuiu panfletos que davam conta do calendário de acções de protesto previstas para os próximos dias, uma medida de divulgação que para alguns alunos se mostrou insuficiente. Ester Oliveira, aluna de Sociologia, afirma que não tinha conhecimento da manifestação e acusa a Associação Académica de "falta de informação". Por outro lado, Tiago André, aluno de Engenharia Informática, mostra-se mais consciente quanto à acção, mas salienta que "esta não é talvez a melhor forma de protesto, uma vez que o que deveria estar em causa é a luta contra o aumento das propinas e não as condições físicas da universidade".
Para além da acção simbólica de amanhã, está agendada para o dia 21 de Outubro uma greve nacional. No mesmo dia, os alunos da UBI (Ernesto Cruz) unem-se através de um cordão humano, desde o pólo I ao pólo IV, numa acção que pretende mostrar a união dos ubianos contra o aumento das propinas para 700 euros. No dia 5 de Novembro as palavras de luta vão ser pronunciadas em Lisboa numa manifestação nacional que pretende alertar o Governo para as exigências estudantis