Por Daniel Sousa e Silva


Lima Bastos discorreu sobre o conteúdo do seu livro

O autor de "Os 100 anos da Aviação", Jorge Lima Bastos, esteve na UBI, na passada quinta feira, 9, onde realizou uma palestra sobre o seu livro. A sua presença deve-se a um convite do Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica da UBI.
"O principal motivo para a criação do livro é a celebração oficial do centenário da aviação em Dezembro próximo", esclarece Lima Bastos. A 17 de Dezembro de 1903, Wlbur e Orville Wright fizeram voar o "Flyer", o primeiro avião da história. O histórico voo foi realizado Kill Devil Hills, na Carolina do Norte (estados Unidos da América).
Uma boa parte da publicação é consagrada aos irmãos Orville: o seu percurso de investigações e construção de protótipos até à finalização do "Flyer". Mas, no mesmo período, retrata o livro, outros cientistas estudaram e desenvolveram engenhos voadores. Um dos homens lembrados é Santos Dummond, o brasileiro a quem muitos chamam "o pai da aviação".
"Os 100 anos da Aviação" está repleto de fotografias e imagens explicativas da evolução da aviação. Lima Bastos elucida que deu "uma particular importância aos irmãos Orville, mas também uma pequena história da aviação, em geral, inclusive de feitos portugueses".
O livro foi apresentado oficialmente no dia 12 de Setembro, em Évora, no festival aéreo anual "Portugal Air Show". O seu lançamento contou com o apoio da Associação de Aviação Experimental e do Instituto Nacional de Aviação Civil.





Perfil



UJorge Hanson Lima Bastos tem 60 anos. É bacharel em Engenharia Aeronáutica em Londres e Redhill Aerodrome, em Londres.
É aposentado como Relações Públicas, Comunicação e Imagem da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal. Participou em diversas exposições em Portugal pela OGMA e Museu do Ar e em salões aeronáuticos em França e Inglaterra. Foi o responsável pela construção de três réplicas de aeronaves clássicas, na OGMA para o Museu do Ar.