Comemoração mundial
Conferências "espaciais"

A "Semana Mundial do Espaço" foi comemorada na UBI com conferências e uma sessão de Observações Astronómicas.


Por Daniel Sousa e Silva


O Departamento de Física da UBI comemorou a "Semana Mundial do Espaço" com conferências e uma sessão de Observações Astronómicas, na passada quinta feira, 9.
João da Providência, presidente do departamento, apresentou uma conferência intitulada "Sonda SMART - 1, A caminho da Lua". O projecto mostrado pelo docente é da responsabilidade da Agência Espacial Europeia e pretende "enviar a sonda SMART-1 à Lua com o intuito de se fazer análises a composição química do satélite da Terra", adianta. O principal objectivo da expedição é "efectuar pesquisa para uma possível futura construção de uma estação lunar habitada", conclui João da Providência.
"Compreender a natureza do Universo: os seus "porquês?" e "comos?"", foi assim que Paulo Moniz, resumiu "As Sombras do Universo", conferência que apresentou. O docente apontou a cosmologia relativista como "uma noção a ter em conta", baseada na "revolução da Teoria da Relatividade de Albert Einstein".
Paulo Moniz chamou a atenção para a necessidade de se "pensar em determinadas situações que ainda não estão provadas empiricamente, mas que são matematicamente elegantes". Um exemplo mostrado é o caso da cosmologia quântica, onde se "tenta estudar os fenómenos do Universo a partir de certos modelos característicos dos Cosmos". Outra hipótese levantada por Paulo Moniz é a chamada Teoria-M, "em que se implica que o que acontece a quatro dimensões é aquilo que está na fronteira das cinco dimensões ".
O docente termina a sua apresentação com uma divertida expressão dita entre as personagens de banda desenhada Calvin & Hobbes : "- É um mundo mágico, amigão! (Calvin); - Vamos então explorá-lo! (Hobbes)
As comemorações encerraram-se com uma sessão de Observações Astronómicas, realizadas terraço do 5º Piso, que foram aberta a todos os interessados.