O presidente da FCT falou das novidades que vai implementar na Fundação
Visita à UBI de Fernando Ramoa Ribeiro
Dissipar dúvidas

O presidente da Fundação Ciência e Tecnologia esteve na UBI, onde visitou centros de investigação e se reuniu com a comunidade científica para ouvir questões relacionadas com a investigação na instituição.


Por Daniel Sousa e Silva


Fernando Ramoa Ribeiro, presidente da Fundação Ciência e Tecnologia (FCT), visitou a UBI, na passada terça feira, 14. Durante a sua estadia, conheceu centros de investigação da instituição e reuniu-se com investigadores para auscultar questões relacionadas com projectos e bolsas.
"A última vez que estive na Covilhã foi em 1996. Eu visitei centros de investigação da instituição e verifiquei, com muito agrado, que houve vários que melhoraram, tanto do ponto de vista da sua qualidade científica como de infra-estruturas, com mais doutores, com mais projectos, nacionais e internacionais", ressalta o presidente da FCT. Fernando Ramoa Ribeiro é presidente da FCT há cerca de um ano e orgulha-se de já visitado "praticamente todas as instituições de Ensino Superior" no País.
Na reunião, o presidente da FCT começou por fazer uma apresentação dos princípios que presidem à actuação da Fundação. Na sua apresentação, mostrou a "política de investigação da FCT", que se baseia no "investimento em formação avançada de recursos humanos".
Em seguida, houve um debate, que Ramoa Ribeiro considera "ter sido muito esclarecedor". É pela conversa e pela exposição de questões e dúvidas que a ciência pode dar grandes saltos em termos de qualidade, assegura.
O presidente da FCT lembrou que estão a ser financiados mais de 4 mil bolseiros pela instituição que dirige, o que significa "um encargo anual de mais de 100 milhões de euros".
Um objectivo pelo qual Fernando Ramoa Ribeiro luta é a celeridade das avaliações de projectos. "As avaliações de projectos são processos muito importantes, mas infelizmente muito lentos", diz. Em resposta a uma questão colocado por Victor Cavaleiro, presidente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura, sobre a exigência de avaliação de projectos em Lisboa, o presidente da FCT adianta que "vai haver uma mudança do sistema de avaliação". "A partir de agora, os projectos vão ser apreciados sem a necessidade de deslocação à capital. Caso haja dúvidas na avaliação, estas podem ser resolvidas via telefónica ou Internet", assegura.
Uma das ideias de Fernando Ramoa Ribeiro é motivar os docentes universitários a se relacionarem com empresas do sector privado, para isso vai lançar "a breve prazo" um novo programa - Bolsas de Doutoramentos em Empresas -, de forma a facilitar a integração de doutorados no sector empresarial.

Promover a cultura científica

A promoção da cultura científica é uma das bandeiras do presidente da FCT. "É necessário despertar nos jovens a vocação para as ciências e tecnologias", advertiu. Ramoa Ribeiro anunciou, neste âmbito, o lançamento "no futuro próximo, de um suplemento semanal de divulgação das ciências no jornal Público", intitulado ÁBACO.
"Fiquei muito bem impressionado com a minha visita à UBI", declara Fernando Ramoa Ribeiro. O presidente da FCT conclui que, para uma universidade com 5 mil alunos e do Interior, "conseguir que mais de metade dos novos alunos entrem em primeira opção é um sinal da qualidade do estabelecimento de ensino".