Por Eduardo Alves


O colóquio foi promovido por organismos de diferentes áreas da sociedade

Ninguém escolhe ser deficiente ou incapacitado, daí que "todos estamos sujeitos a este drama", avança Alice Tomé, docente do Departamento de Sociologia da UBI e autor do estudo "Educação e Deficiência, Vivências Societárias". Uma das oito intervenções feitas no colóquio "Um Olhar a partir da Beira Interior", que teve como objectivo a partilha de experiências sobre a deficiência.
As várias entidades promotoras, das quais se destacam a UBI, o Associação da Mocidade Cristã da Covilhã, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e o Governo Civil de Castelo Branco, pretendem sensibilizar a opinião pública para os direitos dos deficientes. Lutar contra a discriminação e fazer valer as disposições da Carta dos Direitos Fundamentais, "são metas a atingir neste encontro", explica Henrique Pereira, docente de Psicologia e Educação na UBI e autor do estudo "Sexualidade e (D)eficiência". Outra das vozes que se ouviu na luta contra a discriminação das pessoas deficientes foi a de Maria Rodrigues da Costa, Governadora Civil de Castelo Branco. Durante toda a sexta feira passada, data em que decorreram os trabalhos, foi abordada a necessidade de conjugar esforços e sinergias para o acordar da sociedade. No entender destes especialistas, não basta apontar o que está mal a nível arquitectónico ou social, "é também necessário desenvolver e aumentar as investigações e as pesquisas sobre todos os campos da deficiência", sublinha Maria José Vidigal, presidente do Instituto de Psicanálise.
Maria Vidigal é também a autora de um investigação cujos resultados estão agora publicados em livro. A obra intitulada, "Eu sinto um tormento com a ideia de um fim definitivo" foi apresentada durante o colóquio. O livro levanta questões éticas e sociais e está baseado no tratamento de crianças com patologias graves, nomeadamente no espectro autista e das psicoses precoces. A autora é psicanalista e membro-didacta da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.