A docente viu a sua tese ser aprovada por unanimidade
Doutoramento em Sociologia
"Criar uma tipologia de participação política"

Maria João Simões é a mais recente professora doutorada da UBI após a sua tese ter sido aprovada por unanimidade pelo júri.


Por Daniel Sousa e Silva


"Tecnologias da informação e da comunicação e participação política em Portugal" é o nome da tese de doutoramento apresentada ontem, 27, por Maria João Leitão Simões Pereira. A docente da UBI explica que pretendeu "criar uma tipologia de tipos de participação política, que existe no contexto digital no País".
Na parte de prática experimental da sua tese, Maria João Simões pesquisou" em todos os casos que existiam na altura do início da tese no contexto digital, tais como cidades digitais, e todas as iniciativas iniciadas por cidadãos particulares".
No fim da investigação, a agora professora doutora criou "tipos de participação política ao nível digital, contrariando uma abordagem unívoca de participação". Maria João Simões elucida que "com o recurso às novas tecnologias de informação surgem novas modalidades de participação política". A docente lembra que trabalhou sobre "uma área nova, que ainda não tem estudos teóricos alargados"
A sua tese foi aprovada por unanimidade. Após conhecer o resultado do júri, Maria João Simões confessou sentir-se "muito recompensada pelo reconhecimento de um trabalho muito intenso que desenvolvi, nos últimos cinco anos".
Os arguentes da prova foram João Carlos de Freitas Arriscado Nunes e José Manuel Rebelo Guinote.
O júri da prova foi constituído por Moisés Adão de Lemos Martins, professor catedrático da Universidade do Minho, José Carlos Gaspar Venâncio, professor catedrático da UBI, José Manuel Paquete de Oliveira, professor associado do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Maria Eduarda Barroso Gonçalves, professora associada do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, João Carlos de Freitas Arriscado Nunes, professor associado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, José Manuel Rebelo Guinote, professor auxiliar do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, e Alcides Almeida Monteiro, professor auxiliar da UBI.