O Pavilhão da ANIL será o local de todos os concertos
Recepção ao Caloiro
Semana para libertar tensão

A edição 2003 da Semana da Recepção ao Caloiro conta com as habituais noites de concertos, noite de arraial da cerveja e de tunas. A grande diferença é a mudança do dia da Latada da tradicional quarta feira para sexta feira.


Por Daniel Sousa e Silva


[ver programa]

A Semana da Recepção ao Caloiro 2003, organizada pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), decorre entre os dias 2 e 8 de Novembro.
Os festejos académicos iniciam-se com a tradicional Serenata no Largo da Igreja do Calvário, na noite de Domingo.
Na segunda feira, vai decorrer na Serra da Estrela o "1º Encontro de Multi-Actividades", onde grupos de cinco ou seis pessoas vão poder desfrutar a prática de desportos de Inverno. A festa nocturna vai ter lugar no habitual Pavilhão da ANIlL, com o Arraial da Cerveja, onde se vai poder beber até ao limite. Para animar as hostes, vão estar presentes as bandas Pros & Contras, Geronimo e Cro-Magnon e o artista popular, Quim Barreiros.
A Corrida à Loira marca o princípio das comemorações de terça feira. Grupos de estudantes vão ter de fazer um determinado número de provas, percorrendo vários bares da Covilhã, com paragem obrigatória para bebida de cerveja. Para a noite, está programada uma Noite Rock. ZedIsANeonLight vai abrir os concertos. A banda, formada em 1997, em Lisboa, e liderada por David Rossi, vai apresentar o seu álbum com título homónimo, que tem músicas conhecidas como Give You My (Love), I Decide ou Feel No Fear. A seguir, sobem a palco os Primitive Reason com um álbum novo em carteira - "Some Of Us...". Depois de "Alternative Prison" e "Tips & Shortcuts", a banda mudou de elementos, de país e de continente. Nos Estados Unidos, gravou, editou e apresentou ao vivo as músicas que vai trazer ao Pavilhão da Anil. A acabar a noite, Blind Zero, um dos mais conhecidos e apreciados grupos portugueses. A banda de Miguel Guedes vai ser uma das bandas mais procuradas de toda a Semana.
A quarta feira , 5 de Novembro, é dia de manifestação nacional estudantil em Lisboa, por isso a Latada, desfile dos caloiros, foi adiada para a sexta feira. Mas, a festa continua. Durante a noite, o Pavilhão da ANIL vai acolher o Festival de Tunas.

Noite negra

O dia 6, quinta feira, fica marcado pela Noite Metal. Os concertos iniciam-se com Skypho. O grupo surge em 1999. No sítio da banda, na Internet, está registado que o seu "ponto alto foi ter aberto concertos para Mind da Gap e Primitive Reason".
Em seguida, sobe ao palco Anger. Os Anger formam-se no final de 1994, na cidade de Aveiro, com Pedro Pereira na voz e guitarra, Lino Vinagre na guitarra, Tó Viegas no baixo e Afonso Corte-Real na bateria. Contam com três álbuns: "Anger", de 1997, "Y2K", de 1999, e "The Bliss", de 2003.
O fim da noite está reservado para os Moonspell. A conhecida banda portuguesa, que faz furor a nível internacional, vem à Covilhã no âmbito da tournée "Antidote Release Live & Party @ Portugal", que inclui "Antidote Release Party" no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 8 de Novembro. Uma das novidades do banda é o facto de terem contribuído para a banda sonora de "I'll See You Im My Dreams", uma curta-metragem de horror que vai ser lançada no dia 31 de Outubro, Dia das Bruxas.
A sexta feira, com a Latada da parte da tarde, está reservada para os amantes da música electrónica. Os Djs em palco vão ser Kika Lewis, Pete Tha Zouk e o espanhol, Jesus del Campo. Kika Lewis é ainda pouco conhecida, mas Pete Tha Zouk, já foi, entre 1999 e 2001, o Dj residente do Locomia Club, no Algarve e, actualmente, trabalha como freelancer por toda a Europa. Quanto a Jesus del Campo, é um dos mais admirados artistas estrangeiros no género. O Dj da Galiza conseguiu o seu maior reconhecimento artístico em Portugal.
O chamado Enterro do Caloiro está marcado para sábado, 8, última dia de Recepção ao Caloiro. Os Toranja, um dos promissores projectos de música portuguesa surgidos nos últimos tempos, inicia a noite de música. O seu álbum de estreia Esquissos, com temas como "Carta, fogo e noite" ou "Por trás do fim" tornaram os Toranja uma das bandas que mais festivais de verão percorreu este ano. MESA é a banda que segue. O projecto MESA nasceu em 2000. O tema "Esquecimento", incluído no álbum de estreia MESA, é uma das músicas mais conhecidas da banda. A noite e a Semana da Recepção ao Caloiro 2003 encerram com Quinta do Bill. Uma das bandas mais consagradas no plano nacional, vem à Covilhã após uma década de actividade, em que produziu cinco álbuns, como os conhecidos Filhos da Nação e o Trilho do Sol, e realizou mais de 350 espectáculos.