António Fidalgo

Os cadeados da vergonha


Nas lutas estudantis contra as propinas os estudantes portugueses têm usado cadeados para fechar as universidades. Na UBI este ano já aconteceu duas vezes. São cadeados da vergonha. Tal como o muro da vergonha dividia Berlim e impedia as pessoas de passar livremente de um lado para o outro da cidade, assim também hoje os cadeados da vergonha fecham as portas e impedem as pessoas, sejam estudantes, docentes ou funcionários, de entrar livremente no seu local de trabalho.
Ninguém pode pôr em causa que os estudantes sejam contra o aumento das propinas e que lutem contra a sua aplicação. Estão no seu direito, é a sua prerrogativa de viverem e por viverem num país livre, onde cada cidadão pode não só manifestar livremente a sua opinião, mas também lutar contra o que considera ser uma injustiça. Ninguém pode impedir os alunos de fazerem greve, de se manifestar publicamente, de escolher as formas de luta que, legítimas, considerem mais adequadas para contestar o pagamento de propinas. O que é intolerável e não pode ser calado são as medidas de luta ilegítimas, injustas, nomeadamente a vergonha de cercear a liberdade dos outros.
Mesmo que o fecho a cadeado da universidade fosse referendado por uma maioria dos estudantes, mesmo que todos os estudantes, docentes e funcionários, à excepção de um único, votassem a favor de fechar a universidade a cadeado, tal não poderia ser feito em nome da liberdade desse único. Na democracia, tão ou mais precioso que o poder da maioria é o respeito pela minoria. Se os estudantes portugueses não entenderem princípios tão simples e tão fundamentais, então mal para eles e mal para todos nós portugueses que não sabemos criar um país com um verdadeiro sentido de liberdade.
Os cadeados são uma vergonha primeiro para os estudantes que os colocam. Que confiança pode ter nas razões que assistem à sua causa quem se socorre de um cadeado para impedir a liberdade dos outros? Que confiança têm eles nos seus colegas por estes não aderirem livremente à greve, mas serem obrigados, por cadeados, a fazer greve? A razão que lhes assiste ou possa assistir é perdida completa e totalmente nesses cadeados vergonhosos. Os cadeados são também uma vergonha para todos os outros estudantes, para os docentes e para funcionários que toleram que se lhes tolha a liberdade. E os cadeados são uma clara vergonha para as autoridades universitárias que permitem que o estado de direito se vergue à desvergonha dos cadeados.
Para o que está em causa, de pouco interesse é saber que é uma pequeníssima minoria de estudantes que recorrem ao método do cadeado. O que verdadeiramente está em causa é saber como é que instituições que são deste modo fechadas a cadeado podem ser, como reza a lei que as rege, instituições de formação humana e cultural daqueles que nela estudam.