Alçada Rosa e Pedro Guedes foram os oradores
Ciclo de Tertúlias - "Á conversa com..."
PSD - Covilhã debate turismo

As portas do PSD abrem-se para a discussão. O turismo foi o motivo para o primeiro colóquio.


Por Cátia Calado


"Turismo - Desenvolvimento Local" foi o assunto escolhido para a tertúlia
realizada na terça-feira, dia 29, na sede do PSD. Uma conversa informal em que se assumiu que o Turismo é o ponto de salvação para a Beira Interior.
Segundo Alçada Rosa, presidente da Comissão Política PSD Covilhã, têm de ser explorados outros sectores da Beira Interior para além da universidade. O turismo deve estar ligado ao sector primário. A atracção deve partir de mostras que incluam a aguardente caseira, o queijo, o alambique, entre outros produtos tradicionais da região. Para Alçada Rosa, o porteiro, o guarda, o taxista são promotores turísticos e devem estar sensibilizados acerca do seu papel e entenderem a afabilidade como fonte de promoção.
Alçada Rosa admite que há a necessidade de "encontrar sinergias na relação com os concelhos vizinhos da Covilhã". Pedro Guedes de Carvalho, professor do Departamento de Gestão e Economia da UBI, afirma que o problema essencial é a eleição de uma entidade reguladora nessa relação. O professor propõe ainda que a regulação seja feita pelo mercado. Neste caso, seria dado às pessoas um incentivo para isso. Para Pedro Guedes de Carvalho, o turismo ideal deverá ser "de pequena escala, diversificado e com muitos roteiros turísticos".
A discussão estendeu-se a várias pessoas com diferentes sensibilidades
políticas. Ricardo Abreu, presidente da JSD da secção da Covilhã, moderou a conversa.
Este é o primeiro debate no âmbito do "Ciclo de Tertúlias - Á conversa com...", que a JSD da Covilhã promove. Alçada Rosa considera que colóquios como este permitem a discussão de assuntos de interesse geral e apelam ao interesse dos jovens pela política "no seu sentido mais nobre: a intervenção na sociedade".