Por Daniel Sousa e Silva


Mário Freire é um dos organizadores do evento

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai acolher entre os dias 5 e 7 de Novembro a conferência ENGENHARIA' 2003– Inovação e Desenvolvimento. A 2ª Conferência da Engenharia tem como objectivo fomentar o contacto entre os investigadores das diversas áreas da engenharia e possibilitar a divulgação das suas actividades de inovação e desenvolvimento junto do meio industrial, através da apresentação dos resultados de investigação mais recentes.
A conferência é concebida “como um amplo fórum de discussão, catalisador de novas ideias e de novas colaborações entre investigadores e entre instituições académicas e empresariais”, descreve Mário Freire, membro da Comissão organizadora do evento.
O docente da UBI destaca do programa da conferência “as sessões plenárias de 5 e 6 de Novembro, pelas presenças de Jorge Barata, director do Observatório e Ciência e Tecnologia, Carlos Matias Ramos, vice-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Sebastião Feyo de Azevedo, da Faculdade de Engenharia do Porto (quarta feira), e Francisco Sousa Soares, bastonário da Ordem dos Engenheiros (quinta feira).
A conferência vai abranger as mais variadas áreas das ciências da engenharia, como, por exemplo, a energia e o ambiente, a informática, o urbanismo, a geotecnia e as máquinas eléctricas, entre muitos outros temas. A primeira edição da iniciativa deu-se em Novembro de 2001.
A Ordem dos Engenheiros é uma das entidades patrocinadoras da ENGENHARIA' 2003.
No âmbito da conferência terá lugar o 3º Concurso "Pontes de Esparguete", no próximo dia 5, quinta feira. No concurso, os alunos são convidados a construir modelos de pontes a partir de esparguete. O ano passado, a ponte vencedora conseguiu suportar o peso de 28,73 quilos.