Os dois docentes vêm da Universidade do País Basco
Novos contributos
Docentes de Belas Artes espanhóis leccionam na UBI

Dois espanhóis, Javier Landeras e Águeda Simó, são as mais recentes ajudas para colmatar a falta de especialistas em Belas Artes na instituição.


Por Daniel Sousa e Silva


Águeda Simó lecciona a disciplina de Realização, na licenciatura de Design Multimédia. A docente considera-se uma “investigadora dos novos meios de comunicação, do ponto de vista da arte, ciência e tecnologia”. Desenvolve estudos na área da realidade virtual, mas afirma que “não se trata da reprodução da realidade existente, trata-se da criação de um outra possível realidade”. Um dos seus trabalhos é a produção de um interface visual esteoroscópico, em que se pretende “a obtenção de novos modelos de narrativa interactiva, o entrar num mundo vivo”, algo que Águeda Simó apenas consegue descrever em inglês: narrative as a living lanscape. Para o futuro, a docente espera conseguir desenvolver uma unidade mais barata e com uma melhor adaptação ao ser humano.
A espanhola já viveu em grandes centros urbanos mundiais, como Los Angeles, Berlim e Londres. No entanto, optou por ficar um ano em Portugal, porque “é interessante vir para sítios novos. A UBI é um campo aberto, pela sua tenra idade, onde se permite inovar”. Aos alunos deixa a mensagem de que gosta de “dar aulas de forma aberta, já que a arte deve ser acessível a todos”.
A título pessoal, já participou no SIGGRAPH, congresso internacional de artes e tecnologia nos Estados Unidos da América (EUA), e em IMAGINA encontro sobre multimédia, também nos EUA. Águeda Simó tem parte das suas obras em exposição numa instalação permanente do Museu de Sam Sebastian, em Espanha.
Javier Landeras, por seu turno, veio para a UBI leccionar as disciplinas de Desenho, na licenciatura de Arquitectura, e Fotografia, em Ciências da Comunicação. O docente vai dar bastante relevo à conciliação entre teoria e prática. “Por exemplo, os conteúdos programáticos de Fotografia são a teoria da imagem e a história da fotografia, mas existe também uma parte prática, desde as fotografias analógicas, que são reveladas no laboratório pelos alunos, até à fotografia digital”. Javier Landeras tem como objectivo “facilitar o uso técnico de conhecimentos teóricos”.
Uma preocupação do docente é “não só tratar a imagem como um académico, mas também com um utilizador prático”. Em Novembro, vai participar na Bienal Internacional de Fotografia, em Tenerife (Espanha). Javier Landeras tem uma exposição permanente no Museu Angel, de Bilbao.
A oportunidade da vinda para Portugal surgiu graças às relações existentes a UBI e a Universidade do País Basco.