Por Patrícia Silva


Rita Carrilho é docente do curso

Desde o passado dia 6de Novembro que a Universidade da Beira Interior (UBI) colocou ao dispor dos seus alunos, docentes e comunidade em geral um curso de Português para estrangeiros.
Este curso existe há cerca de quatro anos e é dirigido a todos os que querem aprender ou aperfeiçoar a expressão escrita e oral da língua Portuguesa. Rita Carrilho, docente do curso explica: “A razão da existência deste curso justifica-se devido aos protocolos Erasmus que existem com outras Universidades da Europa, todos os anos recebemos muitos alunos no programa Erasmus, sobretudo polacos, e este curso é uma forma de eles aprenderem as bases do português”.
O curso de Português para estrangeiros subdivide-se em três níveis: o primeiro nível é para principiantes absolutos; o nível dois para os que têm um conhecimento da língua latina como os espanhóis, franceses e italianos e desejam desenvolver uma prática activa da mesma. Pela primeira vez este ano um nível três destinado aos que passaram pelos níveis anteriores, sobretudo docentes e comunidade estrangeira que reside no concelho e desejam aprimorar as suas capacidades e práticas de comunicação.
Neste momento, existem cerca de 46 alunos do programa Erasmus a estudar na UBI, formando um grupo muito variado, desde polacos, eslovenos, entre outros, que têm mostrado muito interesse e as aulas "têm estado cheias de alunos". Tem havido uma grande procura também de alunos externos que estão a fazer intercâmbios europeus. Segundo Rita Carrilho devido “às aulas serem por volta das 17h30, horário quase pós-laboral, há bastante procura da comunidade estrangeira e de docentes da Universidade da Beira Interior que devido ao próprio horário de aulas vão conforme a disponibilidade”.
Este ano existe uma novidade que é o curso de Português para timorenses em funcionamento no pólo IV (Ernesto Cruz). Em consequência das dificuldades muito especificas da língua materna, o Tetum, diferente da língua latina, dificulta a aprendizagem e até a apreensão do funcionamento da língua portuguesa. A UBI desenvolveu um curso que vai ser leccionado por André Costa, licenciado em Língua e Cultura Portuguesas, na UBI e tem em atenção todos os pormenores e conteúdos necessários para uma aprendizagem efectiva dos alunos timorenses que realmente demonstram bastante dificuldade na compreensão da língua impedindo-os de progredir nos próprios cursos.