Câmara da Covilhã vai gastar 126 milhões de euros em 2004
CMC aprova plano e orçamento
“Evoluir em contenção”

O dinheiro a ser gasto pela Câmara da Covilhã para 2004 foi aprovado pela maioria social democrata da edilidade.


Por Daniel Sousa e Silva


A Câmara Municipal da Covilhã (CMC) aprovou, na passada sexta feira, 21, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI) para o ano de 2004. O valor do PPI ronda os 126 milhões de euros. Os documentos foram aprovados pelos seis votos da maioria PSD e com a abstenção de Miguel Nascimento, vereador do PS.
“Apesar das restrições orçamentais, este Plano prova que o concelho está a evoluir, com novas obras”, defende Carlos Pinto, presidente da CMC.
Miguel Nascimento, vereador socialista, não poupa críticas ao PPI para 2004. “È um plano verdadeiramente inflacionado”, garante. O excesso de receitas previstas no PPI aprovado é uma das menções do vereador da oposição, concretamente nas receitas em impostos, que preferia “um plano de contenção”. “A análise dos custos de todo o plano leva a concluir-se que é irrealizável”, remata Nascimento.
A construção do museu da Covilhã, localizado na zona histórica da cidade, e a constituição de uma empresa municipal para a recuperação de edifício degradados são exemplos dos investimentos a que a edilidade se propõe no orçamento para 2004.

Rua Direita reaberta

A Rua Comendador Campos Melo, mais conhecida por Rua Direita, vai ser reaberta a trânsito automóvel. A decisão foi tomada na reunião de executivo, após pedidos insistentes dos comerciantes da artéria.
Carlos Pinto vê “benefícios óbvios com a forma pedonal estabelecida”, mas respeita a vontade dos comerciantes. “O consenso é o que mais interessa”, denota. No entanto, o edil não esconde que a CMC tem planos futuros para o comércio da cidade. Lojas abertas até mais tarde e novas áreas de restauração na zona do Pelourinho são algumas das ideias citadas.

Subsídio para teatro

O Teatro das Beiras vai receber um subsídio de cinco mil euros para a realização de um festival de teatro, também decidido na reunião da última sexta feira. O evento vai decorrer entre os dias 1 e 13 de Dezembro. É um apoio que a edilidade covilhanense considera “importante”, já que, para Carlos Pinto, “pode trazer muita gente à Covilhã”.