Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


Em 2004, a estação ferroviária da Covilhã vai ser objecto de obras

As obras para a requalificação da estação de caminhos-de-ferro da Covilhã vão arrancar no decorrer do próximo ano, adiantou Sintra Nunes, o responsável pelo projecto Estações com Vida.
A intervenção na área está englobada num plano mais vasto, nos terrenos anexos à estação da cidade. Está prevista a construção de um complexo habitacional, equipamentos e serviços com estacionamento e cave, com cerca de 17 mil metros quadrados e a criação de novas áreas verdes, arruamentos e espaços públicos, numa área de 27 mil metros quadrados.
Para além da zona envolvente as infra-estruturas estão também na mira do projecto. Uma nova estação ferroviária, a criação de um interface rodo-ferroviário com estacionamento público e uma passagem inferior pedonal ao caminho-de-ferro, junto à nova estação de passageiros, fazem também parte do projecto, a concluir num prazo de quatro anos.
O custo das obras cifra-se nos 15 milhões de euros e serão financiadas através de uma parceria entre a REFER e a autarquia covilhanense.
O projeto Estações com Vida é consequência de uma estratégia da REFER e da Invesfer e tem como objectivo inverter a tendência crescente dos últimos anos para a perda de competitividade dos caminhos-de-ferro. Daí a aposta na recuperação e modernização das infra-estruturas, aumentando a capacidade e fiabilidade da oferta.
Outra das metas da REFER é tornar os caminhos-de-ferro atractivos para mais pessoas e garantir boas interligações com com outros modos de transporte e estacionamento a preços acessíveis junto à estação. A REFER pretende também transformar as estações ferroviárias em muito mais do que locais de embarque e desembarque de passageiros, tornando-as centros de actividade de comércio, serviços e lazer. A intervenção está programada de forma faseada, para não interferir com o normal funcionamento da estação, como aconteceu com o troço Guarda-Covilhã, encerrado desde Agosto devido às obras de modernização da linha da Beira Baixa.