Por Daniel Sousa e Silva


Paulo Viveiros defende uma mudança na forma de se encarar o cinema

”Estamos a assistir a novas maneiras de fazer Cinema. O Cinema está a migrar para novos meios de comunicação áudio e visual. A principal motivação é promover projectos experimentais com imagens, sons e movimento, criados com as novas tecnologias digitais”. São estas as frases de apresentação de NOVIDAD.
O mais recente evento cultural organizado pelo Cine Clube da Beira Interior (CCBI) pretende ser um espaço de encontro e discussão sobre a utilização de novas tecnologias, na criação de imagens, sons e movimento.
A iniciativa, a decorrer entre 22 de Novembro e 5 de Dezembro, engloba a apresentação de conferências, o visionamento de curtas e longas metragens, realização de workshops e recitais de música.
No sábado passado, 22, Paulo Viveiros falou sobre o “Cinema na Era das Novas Tecnologias”. A nova narrativa é algo a ter em conta para Paulo Viveiros. “A pós-produção, a imagem recriada, como substituição das próprias filmagens”, afirma. Em termos práticos, Paulo Viveiros defende haver “uma sobreposição da narrativa à acção, através da escolha de diferentes experiências de montagem”.
A introdução do multimédia no cinema “tornou possível mostrar as imagens de forma diferente”, garante. A multiplicação de ecrãs, a aproximação do espectador ao ecrã e a liberdade de movimento do espectador em relação à imagem são exemplos dados por Paulo Viveiros para o que as novas tecnologias possibilitam.
O primeiro dia de NOVIDAD contou ainda com o filme “Singing”, de Rob Nilsson.

“Noise”, EPABI e “Attitude”

Ontem, segunda feira, “O filme de animação com recursos digitais” foi o tema da conferência proferida por Francisco Lança. “Como trabalhar com programas de animação?”, questionou-se. A explicação do funcionamento de alguns programas de animação foi dada através da mostra de exemplo passo a passo, como a criação da articulação da boca de um boneco de forma a coincidir com o diálogo já existente. Francisco Lança é também o responsável pelo workshop “Cinema de Animação”, que decorre entre os dias 24 e 27.
No mesmo dia, foi possível assistir ao Quinteto de Trompetes pela Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) e ao filme “Sheme C6”, de Rob Nilsson.
Hoje, NOVIDAD continua com mais um filme do mesmo realizador, desta vez “Noise”. Para amanhã, quarta feira, pode-se esperar o Quinteto de Metais pela EPABI e a película “Attitude”, de Rob Nilsson.