Manteigas
Concelho recebe sistema de saneamento para despoluir Zêzere

NC / Urbi et Orbi


Um novo sistema de saneamento vai ser instalado no concelho de Manteigas para despoluir o Rio Zêzere. A garantia foi dada, na passada segunda-feira,17, por José Manuel Biscaia, presidente da autarquia.
A obra, cujo investimento é de 3,5 milhões de euros, já está consignada e é da responsabilidade da empresa multinacional Águas do Zêzere e Côa. O projecto prevê também a instalação de um emissário de 11 quilómetros, de forma a receber os esgotos de Manteigas, Sameiro e Vale de Amoreira, e a construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais.
Segundo Manuel Biscaia, "a actual ETAR está em funcionamento há mais de dez anos e já não responde às necessidades de tratamento dos efluentes de Manteigas". De acordo com o edil, "apesar de ter uma população de cinco mil habitantes, tem efluentes equivalentes a 20 mil, devido à existência de duas fábricas de lanifícios". Por outro lado, as freguesias de Sameiro e Vale de Amoreira não dispõem de ETAR e os esgostos, como revela o autarca, "são captados em tanques ou fossas e, a partir daí são lançados no Zêzere".
O concelho de Manteigas é um dos primeiros a acolher o Rio Zêzere, após a nascente. Até chegar à albufeira de Castelo de Bode, o caudal recebe ainda descargas de efluentes não tratados de outros concelhos, designadamente, da Covilhã e Fundão.