Castelo Branco
Hospital já tem Unidade de diabetes

O Hospital Amato Lusitano tem, desde a passada sexta-feira, 14, uma Unidade de diabetes. Os responsáveis acreditam que se abre assim uma nova página no tratamento dos doentes do Interior.

Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


O Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco, inaugurou na passada sexta-feira, 14, uma Unidade de Diabetes, tendo ainda sido assinado um protocolo para a implementação do Sistema de Triagem de Manchester no Serviço de Urgência.
A esta cerimónia presidiu o secretário de Estado da Saúde, Carlos Martins que considerou "excelente" a nova Unidade de Diabetes, servindo sobretudo para "reduzir as assimetrias em termos da acessibilidade das populações deste distrito, sendo este o momento em que se abre uma nova página em termos de prestação de cuidados no Interior do País aos diabéticos".
Segundo o governante, este tipo de doença atinge cerca de meio milhão de portugueses, e tem tendência a crescer. Carlos Martins salienta que, apesar de todas as iniciativas tomadas "há ainda um longo caminho a percorrer, em que estamos seguros que através do Plano Nacional de Saúde 2004/2013, e com as parcerias que vamos estabelecer com o Academia Portuguesa, saberemos melhor a prevalência desta doença".
Relativamente ao protocolo do Sistema de Triagem de Manchester no Serviço de Urgência do HAL, o secretário de Estado da Saúde considera este acto importante, pois permite colocar este hospital "na primeira linha da reorganização da urgência em Portugal. O HAL junta-se numa pequena revolução tranquila, que o Governo está a fazer de Trás-os-Montes ao Algarve, em termos de triagem na urgência hospitalar, sendo este um projecto da maior importância para resolver os problemas das esperas dos utentes nas unidades de urgência".
Rosa Silva, responsável pela Unidade de Diabetes do HAL, lembra que a população diabética é constituída por "idosos provenientes do meio rural o que torna o trabalho mais complicado, difícil e audacioso". Se por um lado a preocupação "é a educação do diabético e da sua família, outros aspectos devem merecer a nossa atenção", nomeadamente "uma consulta de pedologia quer no sentido de prevenir e educar, quer no detectar ou de intervir".A médica, principal impulsionadora deste projecto, salienta serem objectivos primordiais relativamente ao diabético e à sua família "a
educação terapéutica permanente e a sua reeducação, bem como a implementação de medidas de prevenção primária, secundária e terciária, que serão realizadas de forma individual ou em sessões de grupo".