Guarda
Federação Distrital de Bombeiros sem direcção

NC / Urbi et Orbi


Demitiu-se em bloco, no passado dia 15, a direcção da Federação Distrital de Bombeiros da Guarda (FBVDG). Tudo aconteceu no decorrer da Assembleia Geral, onde uma carta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia, que revela “preocupação pela forma menos responsável como a direcção da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda, mormente o seu presidente, tem acompanhado os diferentes ‘dossiers’ que tem à sua responsabilidade”, levou àquela decisão. “O entendimento que temos de uma direcção de uma Federação Distrital de Bombeiros vai muito para além da manutenção dos interesses pessoais em detrimento dos interesses colectivos”, manifesta a missiva, lida em voz alta por Madeira Grilo, presidente da Mesa da assembleia Geral da FBVDG.
Os dirigentes dos Bombeiros de Seia consideram “existir a necessidade” de Madeira Grilo “tomar uma decisão em torno dos destinos” da Federação, “através da marcação urgente de uma assembleia geral extraordinária onde, entre outros aspectos, se avalie a eventual continuidade em funções da actual direcção, especialmente a posição do actual presidente da Federação”.
O presidente da direcção do organismo, Seara Pires, pediu de imediato a suspensão do cargo, dizendo sentir-se “enxovalhado” e “insultado”. “Nem eu nem a minha equipa temos que nos sujeitar a estes vexames”, comentou. Por solidariedade, os restantes elementos da direcção também se auto-suspenderam.