Protocolo assinado
Verdelhos e Vale de Amoreira ligadas no final de 2005

Já está formalizado o protocolo do acordo inter-Municipal para a construção da estrada de Verdelhos a Vale de Amoreira. Uma obra no valor de 410 mil euros, cuja conclusão está prevista para daqui a dois anos.

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi


Verdelhos e Vale de Amoreira vão ter uma estrada municipal com melhores condições de acesso. O acordo inter-Municipal, entre as Câmaras da Covilhã e de Manteigas, com vista à construção da estrada que liga aquelas duas localidades, já foi "oficializado" no passado dia 24, no Centro Social e Cultural de Verdelhos, com a cerimónia protocolar. Trata-se de uma obra já há muito tempo desejada, que ronda os 410 mil euros. Tem uma extensão de 3 mil 342 metros, uma faxa de rodagem de seis metros e um metro de berma. Uma obra que deverá ter finalizado o seu concurso público para Maio do próximo ano e que poderá estar concluída no final de 2005.
De acordo com Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense, em causa está "a construção de uma nova via que vai ficar com todas as características e condições de uma grande estrada com um eixo de seis metros, com o tratamento das águas pluviais e com a respectiva drenagem". Uma via que é da vontade dos dois presidentes que "dure por muitos anos com condições de qualidade e de segurança", como revela o autarca da Covilhã.
As estradas e os caminhos bem arranjados das freguesias são, para o edil, "um elemento fundamental para o desenvolvimento". Desta forma, explica o quanto este projecto era desejado pelas duas autarquias: "A estrada que aqui estamos a formalizar, mostra que as duas Câmaras atribuem muita importância aos investimentoss na sede do concelho, como aos investimentos das freguesias rurais". E fomenta: "Queremos que o Interior e os concelhos sintam o progresso e o desenvolvimento". Carlos Pinto quis deixar bem claro, durante a cerimónia, que "a política que se tem feito é para avançar com estes projectos em todos os municípios possíveis". Isto para que "no final do mandato, se veja melhorias, mais acessos e mais oportunidades nas relações entre os dois concelhos vizinhos", sublinha.

Ajuda ao turismo

Relativamente à obra de Verdelhos até ao Teixoso é, igualmente, segundo o presidente, "uma estrada que está prestes a decidir-se, que é bem precisa para cortar as curvas e alargar a via, e que ficará mais ou menos pelo preço desta".
Já para José Manuel Biscaia, presidente da Câmara de Manteigas declara que a estrada de Verdelhos e Vale de Amoreira é um "trajecto alternativo lindíssimo e de alta qualidade para servir as pessoas que queiram deslocar-se em serviço, em visita ou em turismo". De acordo com as declarações deste autarca, esta estrada é também "um percurso extremamente importante em termos turísticos. "Criámos prioridades e uma prioridade efectiva é o turismo desta imagem da Serra para as populações e ainda mais para ao desenvolvimento global que aqui interessará a todos", salienta.