Castelo Branco
Novo Centro de Saúde a concurso

O novo Centro de Sáude de Castelo Branco já está a concurso. Um investimento de dois milhões e 800 mil euros, num terreno cedido pela autarquia.

Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


O ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, presidiu no dia 24, nos Paços do Concelho de Castelo Branco ao lançamento do concurso para a construção do novo Centro de Saúde.
Com um investimento global de dois milhões e oitocentos mil euros, a nova
unidade de saúde será constituída por uma unidade de acesso; unidade de cuidados médicos, com áreas de prestação de cuidados de saúde e de meios complementares de diagnóstico e terapéutica, unidades de apoio à comunidade e de enfermagem, de saúde pública, gestão administrativa e de apoios gerais. O terreno foi cedido a título gratuito pela autarquia albicastrense.
Luís Filipe Pereira, lembrou que às actuais instalações do Centro de Saúde, no qual se encontram cerca de 58 mil pessoas inscritas "já não são
suficientes para poderem satisfazer melhores condições de cuidados primários de saúde" pese embora "exista nesta cidade um hospital de referência e servido por bons profissionais. Mas tem que haver uma articulação estreita entre o hospital e os centros de saúde".
Segundo o governante "por vezes temos problemas a nível de urgências dos hospitais, por deficiência de funcionamento ou por dificuldade de acesso das populações aos cuidados primários, concretamente aos centro de saúde". O ministro garante que o novo centro de saúde de Castelo Branco "é um passo importante para melhorarmos ainda mais os cuidados de saúde às populações".
De recordar que o actual Centro de Saúde, entrou em funcionamento a 19 de Novembro de 1990, sendo um dos 11 centros de saúde da Sub - Região de Castelo Branco.