Num acto simbólico, Carlos Pinto iniciou a obra
Lançamento da primeira pedra do Jardim do Lago
O arranque para a maior zona verde da cidade

Apesar do atraso de alguns anos, foi dado o primeiro passo para a construção de uma das principais obras do Programa Polis: o Jardim do Lago. Uma cerimónia onde o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, deixa promessas para um futuro melhor.


Por Inês Pombo


Já passava das 12h quando o presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto, lançava a primeira pedra de uma das obras emblemáticas do Programa Polis: o Jardim do Lago. A celebração simbólica ocorreu no passado sábado, dia 6 de Dezembro de 2003, junto à central de camionagem, no eixo TCT.
Este projecto, apesar de constituir uma das grandes ambições da autarquia, contou com um atraso de muitos anos. “A demora deve-se ao facto da zona sul da cidade estar em crescimento (…) e como é sabido, o urbanismo manda que haja um equilíbrio entre as áreas edificadas e as zonas verdes”, explica Carlos Pinto. Para além deste entrave, o projecto esteve parado cerca de nove meses devido a questões administrativas, nomeadamente, no que diz respeito à obtenção do registo do Tribunal de Contas.
A obra vai estar ao encargo da empresa Certar e será totalmente financiada pela autarquia. Segundo o presidente da Câmara, “o Jardim do Lago, projecto da autoria do arquitecto Luís Cabral, vai custar cerca de 1,5 milhão de euros, isto é, cerca de 300 mil contos e deverá estar concluído em Setembro do próximo ano”.

O maior jardim da Covilhã

Com aproximadamente seis hectares de terreno, “o Jardim do Lago vai constituir o maior jardim da Covilhã”, afirma Carlos Pinto.
Este espaço prevê as instalações eléctricas e de telecomunicações, rede de água, águas residuais, circulação de água na fonte, estruturas e edifícios de apoio com um restaurante e dois snack-bares. Contempla ainda a construção de um lago para barcos de recreio.
“Vai ser um local de grande qualidade, onde toda a gente se vai sentir bem, desde crianças aos mais velhos, porque vai ter zonas de recreio e de lazer. No Verão, por exemplo, está-se a pensar em realizar espectáculos lindíssimos com o espelho de água como pano de fundo. Um futuro melhor está a aproximar-se”, promete Carlos Pinto.