Por Helena Afonso


Os actores actuam em absoluto silêncio

Na passada terça-feira, dia 2, foi a vez da companhia Yllana apresentar a peça “Splash”, incluída no Festival de Teatro da Covilhã. Durante toda a peça os três intérpretes não proferem uma única palavra, mas provocam muitos risos na audiência.
“Splash” não tem, segundo os próprios actores, a intenção de passar uma mensagem profunda que faça o público pensar, mas sim a de fazer com que os espectadores passem um bom momento, de pura diversão. Cesar Maroto, um dos actores, refere que “apesar disso é de reter que o humor também tem uma mensagem” e que “é importante rir de tudo o que nos rodeia”.
A peça foi criada há dez anos mas foi durante alguns anos abandonada pela companhia. Em 2000 acharam que seria boa ideia repô-la.
Guss, a única actriz, disse ainda que “esta é uma peça que vive muito do improviso”, pois “cada público é único e os actores reagem também de forma diferente perante os diversos espectadores”.
A peça apresentada no Teatro das Beiras era a versão para adultos, mas existe também uma versão para crianças, sendo as últimas ainda mais imprevisíveis, fazendo de cada espectáculo único.
Uma noite de teatro com saldo positivo, com muita interacção com o publico e um ambiente íntimo.
O Festival de Teatro da Covilhã está a decorrer desde dia 1 de Dezembro e promete aquecer um pouco as noites frias da região. Há já alguns anos que este festival dá a conhecer o teatro que se faz, não só em Portugal mas também no estrangeiro.
A música também está presente nesta iniciativa cultural, havendo, em algumas noites, espectáculos musicais após as actuações.