Todo-o-Terreno
Calendários do próximo ano já estão definidos

Cerca de 50 clubes filiados na Federação Portuguesa de Todo o Terreno debateram na Guarda o futuro da modalidade.

NC / Urbi et Orbi


Decorreu na cidade da Guarda, entre 28 e 30 de Novembro, o II Congresso de Todo-o-Terreno. Uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico e do Clube Escape Livre.
Diversas entidades associaram-se a esta iniciativa, nomeadamente o Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Hermínio Loureiro – que esteve presente na cerimónia de abertura – o Governador Civil da Guarda, Joaquim Lacerda, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. Martins Igreja, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Guerreiro e a Deputada à Assembleia da República, Ana Manso.
Cerca de meia centena de Clubes filiados esteve presente no Hotel Vanguarda, local onde decorreram os trabalhos e onde se debateram diversas questões relacionadas com as actividades de Todo-o-Terreno. Antecedendo a realização do Congresso, teve lugar uma Assembleia Geral, onde foram aprovados diversos documentos de importância fundamental para o próximo ano, nomeadamente o Calendário Nacional de TT Turístico, o Campeonato nacional de Navegação e Trial 4x4, Orçamento e Plano de Actividades para 2004 e diversos regulamentos.
Nas conclusões do Congresso, salientou-se a necessidade de reforçar a ligação da Federação e dos seus filiados, ao nível institucional com toda a Administração Estatal. O novo “site” da FPTT na Internet foi oficialmente apresentado, bem como o novo projecto “Quad Trial Challenge” a ter a sua 1ª edição em 2004. Foi igualmente apresentado o Campeonato Nacional de Navegação e Trial – Conforlimpa, que em 2004 conhecerá a sua terceira edição.
O Congresso assumiu de forma definitiva que não faz sentido a organização de eventos que não privilegiem a divulgação e promoção das respectivas regiões e suas potencialidades turísticas, tendo o Clube Escape Livre sido apontado como exemplo, neste capítulo.
As intervenções do Arquitecto Fernando Pereira, do Instituto da Conservação da Natureza, do Capitão da GNR Jorge Amado – Coordenador Nacional do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, constituíram um importante contributo para o reconhecimento unânime de todos os Clubes organizadores e praticantes no sentido de se assumir, na prática e de forma permanente, o lema “Amigos da Natureza, Amigos do Ambiente”. O Congresso dedicou ainda um espaço importante à informação e debate (com diversos intervenientes) sobre a Prevenção e Segurança Rodoviária e a Prática do TT. A informação obtida e a sensibilização para esta problemática possibilitarão aos Clubes filiados serem porta-estandartes e divulgadores a todo o tempo dos bons princípios da mais qualificada condução na estrada e no TT.
O encerramento dos trabalhos deu-se com a marcação do III Congresso, co-organizado pela Federação e pelo Clube Todo o Terreno a ter lugar em Lisboa em Novembro de 2005.
Na segunda-feira, 1, o Clube Escape Livre preparou um passeio em todo-o-terreno, por trilhos da Serra da Estrela até Gouveia, onde a edilidade recebeu a caravana do Congresso à boa maneira beirã. A passagem por zonas de neve constituiu ainda o fecho ideal para as actividades deste II Congresso Nacional.