Rui Agostinho é fundador do Grupo de Utilizadores de Linux da Covilhã

I conferência do GRIN
Investigação informática na UBI

A primeira conferência do Grupo de Investigação Informática em colaboração com o Grupo de Utilizadores de Linux da Covilhã prometeu ser a primeira de várias conferências da parceria.


Por Ana Filipa Cipriano e Andreia Ferreira


O Grupo de Investigação Informática (GRIN) organizou, na passada quinta feira, 4, a primeira conferência sobre informática com o apoio do CoviLUG, grupo de utilizadores de Linux da Covilhã.
Tal como afirmou Miguel Azevedo, do Grin: “acreditamos que é importante a continuação deste tipo de conferências e pretendemos que esta seja apenas a primeira de muitas".
A conferência incidiu no tema “Segurança informática” e dirigiu-se a um público com conhecimentos técnicos de informática. A linguagem utilizada foi bastante técnica e dirigida principalmente aos alunos de informática. As apresentações aprofundaram temas como a escrita em Linux (Shell Scripting) e técnicas de segurança no Linux.
A conferência também teve como objectivo dar a conhecer dois grupos que trabalham diariamente com a informática e a dominam como a palma da mão, que transmitiram conceitos dificilmente entendidos por leigos.
O CoviLUG, surgido em 2000, é considerado um dos grupos de Linux mais activo e empreendedor. Rui Agostinho, um dos oradores, apresentou o projecto e fez a retrospectiva do último ano de trabalho, durante o qual participaram em vários colóquios de apoio às escolas secundárias no sentido de explicar o que é o Linux e se dar a conhecer o CoviLUG.
O GRIN é um grupo de pessoas que se interessam pela investigação informática e realizam vários projectos. Actualmente, está a desenvolver sistemas de destecção de intrusões.
A conferência teve vários oradores, como David Carvalho, Romeu Silva e Orlando Rodrigues, entre outros que divulgaram a informática, de forma aliciante para muitos curiosos “informáticos”.