Adeus Lenine!

















de Wolfgang Becker





A tragicomédia “Adeus Lenine!” veio reforçar uma tendência que já se nota, há algum tempo, na sociedade alemã: a nostalgia do Leste alemão. Mais odiada que amada pelos alemães enquanto existiu, a Alemanha Oriental significou ditadura e privações económicas para os cidadãos do Leste e simbolizou a 'ameaça comunista' para a maior parte dos alemães ocidentais.
A chamada 'Ostalgie' (um neologismo alemão criado a partir das palavras 'Ost' - leste - e 'Nostalgie' - nostalgia) apresenta facetas curiosas. A primeira delas é o facto de que se disseminou não apenas no antigo lado oriental da Alemanha, mas em parte até mesmo entre os alemães ocidentais que nunca viveram sob o regime comunista alemão e sempre rejeitavam antes tudo o que se relacionasse com a RDA. Agora, os produtos da antiga Alemanha comunista estão a ser recriados e comercializados, por exemplo, na Baviera e em Baden-Württemberg, os Estados que são considerados os mais bem sucedidos modelos do capitalismo alemão.
A acção de "Good bye, Lenin - Adeus Lenine!" ocorre no Outono de 1989, em pleno processo de dissolução da antiga RDA. Precisamente no dia do 40º aniversário da nação, Christiane Kerner sofre um ataque cardíaco e entra em coma profundo. A mãe de dois filhos perde as mudanças políticas do seu país, tanto como as mudanças sentimentais do seu filho Alex, de 21 anos de idade. Este apaixona-se por uma enfermeira, que se torna a principal motivação para as suas frequentes visitas ao hospital. Oito meses mais tarde, para surpresa de toda a família e dos médicos, Christiane desperta do seu coma. Mas o seu país mudou radicalmente e ela desperta numa Alemanha capitalista. Coisa de que não deverá inteirar-se, já que o seu coração não suportaria tal choque, opinam os médicos. É assim que Alex decide ocultar a verdade dos factos políticos à sua mãe e vale-se de todo o tipo de artimanhas para reconstruir a República Democrática Alemã nos 79 metros quadrados do seu apartamento.



[ver site oficial]