Operação natalícia
PSP da Covilhã reforça segurança no Natal

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi


"Natal em Segurança" é a operação que a Polícia de Segurança Pública (PSP) da Covilhã está a levar a cabo durante a quadra natalícia, que "começou no início desta semana" e que se prelonga até "ao fim das épocas festivas".
Numa época em que as pessoas recorrem às artérias comerciais para fazerem as suas compras de Natal, os assaltos e os acidentes, tornam-se mais propícios. Nesta linha de força, a PSP está a realizar medidas de prevenção para que tanto os comerciantes, como os civis em geral, possam ter mais "segurança e confiança" nos respectivos estabelecimentos e nas ruas. Desta forma, o NC falou com o comissário da PSP local para que este pudesse explicar melhor quais as medidas de prevenção. "As nossas operações passam pelo comércio para que os comerciantes se sintam mais seguros", revela José Pinto.
O reforço está instalado em locais, que, segundo o responsável, são os pontos fulcrais dos assaltantes. "Os centros comerciais e as zonas de maior aglomeração de pessoas são áreas bastante reforçadas", confessa. Prevenção complementada pelo "agente na rua que faz o policiamento de proximidade e comunitário", salienta.
Mas os reforços policiais não se restringem só ao campo comercial. "Temos operações de fiscalização no âmbito do Código da Estrada, como nos cintos de segurança, no álcool, nos excessos de velocidade e nas cadeiras de retenção para crianças", anuncia. E adverte: "Há muita irresponsabilidade na condução e incivilidades por parte das pessoas".
Para que estas medidas se cumpram na íntegra, José Pinto refere que são "vários" os elementos da PSP nas ruas. "É quase o efectivo todo", acrescenta.
E para contrariar a tendência dos assaltantes numa altura como esta, o comissário aconselha os comerciantes a "terem bastante atenção às pessoas que frequentam as lojas". Quanto ao resto da população deixa um repto: "Os cidadãos não devem andar com muito dinheiro e os idosos devem estar sempre acompanhados", sustenta, sem deixar de falar nos que conduzem: "Os condutores devem ter calma, de forma a evitar conduções agressivas e violentas para que toda a gente possa ter um Natal em paz e segurança", conclui.