Por Maria João Canadas e Susana Gomes


As crianças cantaram músicas de Natal, alegrando todos os presentes

Foram cerca de 150 crianças que encantaram a população da Covilhã com músicas alusivas à época natalícia. Este evento teve lugar na Igreja da Misericórdia da cidade, no passado domingo ao final da tarde.
A iniciativa contou com a organização da direcção pedagógica e administrativa do Conservatório Regional de Música covilhanense.
A adesão do público foi grande, facto que agradou a organização, pois “superou as expectativas”, afirmou Barata Gomes, director do Conservatório. Houve sobrelotação do espaço, o que originou críticas por parte dos espectadores. Tal como refere Maria Fernanda dos Anjos Bento, espectadora e avó de uma das crianças do coro, “este concerto de Natal podia ser num espaço maior, porque havia muita gente a assistir”.
O espectáculo foi dividido em duas peças, uma delas apresentada pelo coro do Conservatório, enquanto que a outra esteve a cargo do coro infantil. Entre os temas cantados, destacam-se “Hove yourself a merry little Christmas” e “Noite Feliz” referentes a cada um dos coros, respectivamente.
Paula Caixeiro foi a responsável pela direcção e também a solista do projecto. No papel de professora de canto do conservatório afirma que “os ensaios foram complicados, porque é difícil organizar tanto as crianças como os professores, com a agravante de só termos tido seis ensaios”.
O evento contou com a parceria da Câmara da Covilhã, através do projecto “Criança e a música”, que tem sido desenvolvido há cerca de seis anos nas escolas do 1º ciclo da cidade, enquadrando crianças dos 7 aos 11 anos.
Este ano, apesar do atraso, as crianças não quiseram deixar de desejar as Boas Festas dos habitantes da Covilhã.